Filme: Ladrões de Bicicleta de Vittorio De Sica

22:35:00

Feriado, aquele tempinho frio e ótimo para assistir clássicos do cinema. Aproveitando o clima propício, hoje vou compartilhar com vocês um  clássico italiano dos anos 40: Ladrões de Bicicleta de 1948 dirigido por Vittorio De Sica, considerado o precursor do neorrealismo italiano.


Ladrões de Bicicleta é um dos filmes mais importantes do cinema neorrealista da Itália. Esse foi um movimento de resistência que tinha como objetivo mostrar a realidade social como intervenção política. No cinema, os diretores tentavam retratar ao máximo a realidade e muitas vezes convidadam artistas amadores ou que nunca tinha interpretado para fazer os personagens. Basicamente, o filme tem essa visão econômica e social, já que se passa em um momento pós-guerra e mostra a crise que a Itália vivia na época, um país destruído e com um povo sem perspectiva e sem condições de reerguer a estrutura familiar.


Na sinopse, Antonio Ricci, interpretado por Lamberto Maggiorani, consegue um emprego, depois de muito tempo, para colar cartazes na rua, mas para isso ele precisa de uma bicicleta. Sua esposa Maria, interpretada por Lianella Carell, consegue dinheiro para o marido e assim ele consegue comprar uma bicicleta, mas a mesma é roubada no seu primeiro dia de trabalho.

A trama acontece em volta do Antonio que quer encontrar o ladrão e a bicicleta, juntamente com seu filho Bruno, interpretado por Enzo Staiola, o ponto emocional da trama.




Mais do que um simples drama, o filme consegue retratar a miséria, mostrando exploradores de todos os tipos, religiosos sob a intenção de recondiocionar o povo e videntes que se apropriam de situações de dificuldade para se aproveitar das pessoas. Além de expor o contexto da época com bairros operários, bordéis, igrejas, mercados de ruas, ruas burguesas e sopas para os pobres.





Basicamente o filme é construído de valores. Uma história real sobre fome, míséria e o desespero de um homem que se vê sem moral por não ter um emprego digno e não poder sustentar sua família. E no final do filme um dilema: desistir de tudo, seguir em frente ou roubar uma nova bicicleta?

Você pode saber assistindo o filme completo pelo Youtube:


Veja mais fotos abaixo:



Gostaram da dica? Já assistiram esse filme?

Você também vai curtir

2 comentários

  1. Baita clássico do cinema italiano. Ainda não assisti, mas já entrou na minha listinha. Ainda não cheguei no Neorrealismo Italiano, tô entrando no Nouvelle Vague do Godard. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal! Eu acabei descobrindo o filme por acaso fazendo pesquisas no Youtube e acabei me interessando bastante pela temática =)

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe