Guia de Barbearias Retrô

14:56:00

Atendendo a pedidos de amigos leitores a ideia é que em 2015 o conteúdo do blog também possa abranger mais posts voltados para o público masculino e para começar vou iniciar com esse Guia de Barbearias Retrô existentes aqui no Brasil.


Vou listar alguns dos lugares que presam por um atendimento de qualidade, mas principalmente que levam no seu conceito e concepção a decoração retrô como um ambiente atrativo para o público que valoriza essa cultura.

Mas antes vamos entender um pouco esse universo.

O HOMEM E O INTERESSE ESTÉTICO
Por muito tempo ter barba foi sinônimo de homem desleixado, que não se cuida e muitas vezes até algo reprovado por empresas em entrevistas de emprego. Hoje sabemos que existe um novo homem e uma nova cultura, por muito tempo houve uma exploração do "metrossexual" como um termo pejorativo para o homem que se cuidava demasiadamente. Mas hoje sabemos que não é porque os homens se cuidam que precisa ser definido dessa maneira, pelo contrário o novo homem se cuida porque é importante estar bem com ele mesmo sem que isso tenha relação com cuidados femininos.


A VALORIZAÇÃO DA BARBA
Nos últimos anos a barba tem sido admirada pelas mulheres e valorizada pelos homens, sendo não só um sinônimo de virilidade como também uma representação de masculinidade da vida adulta.


HISTÓRIA DA BARBEARIA
As barbearias surgiram no século XVIII com uma simples cadeira, bacia de água e navalha. Era mais que um lugar para fazer a barba, mas um ambiente de socialização entre os homens que aproveitavam para conversar sobre diversos assuntos e até beber.

Com o surgimento da lâmina de barbear muitos homens passaram a fazer a própria barba em casa e deixaram de frequentar esses ambientes o que levou ao desaparecimento de muitas barbearias, já que acabam perdendo o público, dando espaço também para os salões unissex no qual os homens precisavam frequentar um ambiente muito mais voltado para o público feminino.


BARBEARIA COMO AMBIENTE DE NEGÓCIO
Com a mudança de comportamento do público masculino e essa valorização do novo homem que se preocupa cada vez mais com a aparência surge uma tendência de negócio "As Barbearias Tradicionais" que se inspiram nas barbearias antigas para prestação de serviço. O espaço conta com decoração retrô, principalmente voltada para os anos 50 com cadeiras reclináveis, quadros antigos e elementos diversos que representam os tempos antigos, além de atendimento feito como antigamente com navalhas e toalhas quentes.

Essas barbearias estão focadas não só em prestar um simples serviço: fazer a barba. Mas em proporcionar uma experiência à moda antiga com um serviço diferenciado de forma que esse homem sinta-se cuidado, satisfeito e principalmente fidelizado.

Além de fazer a barba, as barbearias também trabalham com corte de cabelo e rituais masculinos como dia do noivo, massagens, tratamentos capilares e até limpeza de pele.


VAMOS CONHECER ALGUMAS DELAS:
Clique nos nomes para acessar o site ou página no Facebook para conhecer melhor as barbearias e os endereços.

SÃO PAULO
Barbearia 9 de Julho - Essa foi a única Barbearia que já falei por aqui nesse post. A barbearia possui 6 unidades em São Paulo e tem previsão para abrir novas lojas até 2016. Com ambientação old school a barbearia se dedica aos homens de bom gosto.


Barbearia Corleone - Nome inspirado no filme "O Poderoso Chefão" a barbearia foi lançada recentemente e possui mais de 450 rótulos de cerveja para venda.


Barbearia Cavalera - Aberta em parceria com a marca Cavalera a barbearia tem uma pegada mais rock'n'roll e fica dentro da própria loja Cavalera.


Barbearia Bastos - Pensando em atender o público masculino que queria fugir de salões unissex, a Barbearia Bastos pensou em criar um espaço descontraído com um bar-recepção onde os clientes podem conversar sobre os mais diversos assuntos.


Big Boss - A Big Boss busca trazer a privacidade dos tempos antigos aos homens, longe de assuntos femininos de salões unissex no qual esses homens possam conversar mais a vontade sobre temas masculinos.


SANTO ANDRÉ
Bunker Barber Shop Tattoo - Lançada há um ano a Bunker Barber não é só uma barbearia como também um estúdio de tatuagem. O local tem uma decoração com artigos da Segunda Guerra Mundial e é ambientado com músicas como jazz, blues e rockabilly.


RIBEIRÃO PRETO
Barba Negra Barbearia - A barbearia tradicional conta com um bar e petiscos para os clientes. Enquanto espera para ser atendido, aproveita para bater um papo e conversar com os amigos.


BAURU
Barbearia Bauru - Com temática rockabilly a Barbearia Bauru possui piso quadriculado, porta-chapéus, mobília de madeira, caixa registradora e toda essa decoração antiga. Diferente das demais barbearias essa atende com hora marcada, o que dá um tom moderno para o local.


SOROCABA
Lucky Friends Kustom House - Um local que que também faz customização de motos, vende roupas no estilo old school, possui um bar e claro a barbearia.


BRASÍLIA
Dom Cabral - Além dos serviços tradicionais e da ambientação retrô, A Dom Cabral também oferece quick-message, dia do noivo e bar cortesia para os clientes.


RIO DE JANEIRO
Barber Shop Rio - Criado em 2001 o salão fica no Shopping Rio Sul e é totalmente voltado para o público masculino. Além da comodidade e da localização a barbearia conta também com produtos internacionais.


Barbearia Clube do Bolinha - A barbearia saudosista do RJ busca também relembrar os velhos e bons tempos e também é parceiro do evento Tweed Ride Rio. Evento que já falamos aqui.


JOINVILLE
Barbearia Confraria - Cortar o cabelo, fazer a barba, ouvir rock'n'roll e conversar com os amigos. Esse é o conceito da Barbearia Confraria.



CURITIBA
O Rei da Barba - A barbearia possui diversos serviços e ambientes. Entre eles: Futebol na TV, Charutaria, Café do Rei, Adega e Studio de Tattoo.


Grilo Gringo - Além de barbearia e studio de tatuagem, o local também conta com uma loja de roupas no qual é possível encontrar marcas como OSKK.


Barbearia Clube - Pioneira em Curitiba a Barbearia Club. Além do serviço de barbearia o local também possui uma loja virtual que vende produtos da rede.


Existem alguns salões de beleza que também prestam atendimento de barbearia como o Retrô Hair, Circus Hair e Berlin Hair, todos na Rua Augusta em São Paulo.

Gostou e quer saber mais? A Aline Lacroc do blog Estilo Retrô Rock também já fez um post falando um pouco mais sobre a história das barbearias. Para saber mais clique aqui.

Meninos, vocês costumam frequentar Barbearia? Qual? Meninas, compartilhem com seus brotos para que eles possam conhecer e quem sabe frequentar esses ambientes ;-)

Você também vai curtir

22 comentários

  1. Visito e babo na 9 de julho <3

    Criei uma promoção do dia do fotográfo + aniversário de SP, adoraria se ajudasse a divulgar.
    http://abelanaoafera.blogspot.com.br/2014/12/promocao-dia-do-fotografo-e-aniversario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela, vou lá conferir :) Beijos

      Excluir
    2. A Barbearia Big Boss é muito legal !
      Só corto o cabelo e faço a barba lá !

      Excluir
    3. Legal Samuel, bom que você sai de lá satisfeito. Sinal de bom serviço ;-)

      Excluir
  2. Que loooooko! E eu que nem imaginava que existiam barbearias tão lokas assim como daqueles anos...
    Muito legal!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando a gente começa a pesquisar aparecem um monte hehe. Beijos

      Excluir
  3. Tem uma aqui em Sorocaba, mas é meio que um ambiente mix de cultura custom
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.581679411916131.1073741829.580888911995181&type=3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda como as outras Selise, vou postar aqui também. Obrigada pela dica :) Beijos

      Excluir
  4. Muito útil seu post! Inspirador!
    Querida amiga,
    Com todo carinho venho te desejar um Feliz 2015!
    Indiquei você para responder a TAG: One Lovely Blog Award
    Venha ver minhas respostas e ficarei muito feliz se puder comentar!
    Beijokas da Cris.
    Link http://www.mixdacrisretro.com/2015/01/tag-one-lovely-blog-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Cris, muito obrigada pela indicação. Já está na minha lista de posts a serem feitos ;-)

      Excluir
  5. Nêgaaaa!!! :D
    Indiquei seu blog:
    http://meninarosabyrosaalberti.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html
    Êaaa! rs
    Beso!

    ResponderExcluir
  6. Uééé...meu comentário não etrou:
    o.O
    Bom, vamos de novo...rs
    Eu tomei a liberdade de indicar seu blog lá no meu, tá...
    http://meninarosabyrosaalberti.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html
    Funciona basicamente para criar vinculos...para fazer amizades...essas coisas... :D
    Besitooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, acho que a Cris também me indicou. Vou participar :)

      Beijos

      Excluir
  7. Que post criativo e divertido! Não achei nenhuma da minha cidade, mas ok, não uso barba msm ahsuahsua seu blog é muito bom de conteúdo, o melhor sobre o mundo retrô :) segui

    Sailor Laro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laro, obrigada, fico feliz que tenha gostado e que também goste do blog. Volte sempre que puder ;-)

      Excluir
  8. existe uma nova barbearia retro no Leblon,rio de janeiro ,situada na av .gensan martin ,697 leblon a mais nova do leblon BARBEARIA CARIOCA VISITEM-NA E COLOQUEM -NA AQUI

    ResponderExcluir
  9. Em breve a cidade de Três Lagoas MS também receberá sua Barbearia com muitos estilo e qualidade nos serviços e atendido, um espaço aconchegantes e muito bem decorado para o público máscara. Tem novidade vindo por ai. Preparem-se!

    Gilvan Rodrigues da Silva, diretamente de Brasília com grandes novidades para Três Lagoas e região.

    ResponderExcluir
  10. Que artigo maneiro, li do começo ao fim parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. https://www.facebook.com/cabeldhomem/

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe