Pages

domingo, 22 de janeiro de 2017

Os 5 primeiros prêmios do cinema brasileiro no exterior


Apesar do cinema brasileiro ter seus altos e baixos, e um Oscar para um filme brasileiro ser como ganhar seu primeiro prêmio na loteria, não é de hoje que as produções nacionais concorrem a premiações. Fazendo um resgate das nossas produções cinematográficas, podemos ver quais foram os primeiros filmes que ganharam destaque lá fora. Confira:

O Cangaceiro, 1953 – O longa de Lima Barreto, foi o primeiro filme brasileiro a conquistar o mundo e é considerado o melhor já produzido pela Companhia Vera Cruz. Inspirado na figura de Lampião, a trama ganhou o prêmio de Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no festival de Cannes.



Sinhá Moça, 1953 – Ainda no ano de 1953, Sinhá Moça, também produzido pela Companhia Vera Cruz, foi outro filme que ganhou destaque no exterior recebendo o Leão de Prata no Festival de Veneza. O drama ainda recebeu outras premiações como o Urso de Prata no Festival de Berlim, Melhor Filme do ano pelo tema social no Festival de Havana, entre outras premiações.



O Pagador de Promessas, 1962 – Baseado na peça homônima de Dias Gomes, o filme dirigido por Anselmo Duarte é o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes e está na lista dos “100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos” feito pela Abraccine.
   
Vidas Secas, 1962 – Com roteiro baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, o filme dirigido por Nelson Pereiro dos Santos para a Herbert Richers recebeu o prêmio da OCIC (Organização Católica Internacional de Cinema) e também foi indicado ao prêmio Palma de Ouro.


Barravento, 1962 – Barravento, como explicado no início do filme, "é o momento de violência, quando as coisas de terra e mar se transformam, quando no amor, na vida e no meio social ocorrem súbitas mudanças." Esse é o primeiro longa dirigido por Glauber Rochar e conquista o primeiro prêmio do Festival de Karlovy Vary.


O mais legal é que com exceção de Sinhá Moça é possível assistir todos os filmes online no YouTube :)

Um comentário:

  1. Eu gostei bastante do livro de Vidas Secas, não fazia ideia que havia um filme! Belo post! Beijos

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir