Veja 6 livros inspiradores sobre ilustrações pin-ups da editora Taschen

23:21:00

Se você é daquelas que admira as ilustrações pin-ups de artistas como Gil Elvgreen e Alberto Vargas, adora as fotos das pin-ups dos anos 40 e sonha em fazer um ensaio fotográfico com essa temática, a melhor maneira de ser fiel a esse tipo de fotografia é se inspirar nas ilustrações reais daquele tempo.


Apesar da internet ter diversas referências tanto antigas, quanto modernas, os livros sempre são uma fonte mais confiável, por conter um estudo e pesquisa mais aprofundados. Pensando nisso, separei alguns livros da editora Taschen que são ótimas fontes de inspiração para quem gosta desse tipo de arte. Confira:

Livro de Ilustração Pin-Up




Gil Elvgren: The Complete Pin-ups – O livro do autor Charles G. Martignette apresenta uma coletânea de trabalhos de um dos artistas mais consagrados nesse segmento, Gil Elvgreen. Sua técnica envolvia fotografar modelos e depois pintá-las num belo hiper-realismo, com pernas longas, cabelos esvoaçantes e busto definido. O livro apresenta toda sua trajetória com sua evolução artista com as pin-ups e faz uma bela introdução sobre sua biografia. Além de perder horas vendo as ilustrações do livro é possível compreender como foi criada essa cultura das pin-ups.














1000 Pin-Up Girls – Praticamente uma bíblia para quem curte esse estilo, faz uma seleção de 1000 ilustrações pin-ups para inspirar as garotas apaixonadas por esse estilo.










365 pinups







Pin-Up - 365 a year in pictures day by day - Escrito por Dian Hanson o livro traz uma seleção de 365 imagens de pin-ups e cada uma delas com uma frase das mulheres mais glamourosas símbolos de beleza e sensualidade e que ficaram marcadas na história.










Pin-Up Magazines


History of Pin-Up Magazines, 3 Volumes - Essa edição possui 3 livros, que traça o desenvolvimento do gênero 1900-1969. No Volume 1 ele fala fala sobre as primeiras revistas que apareceram por volta de 1900 e acompanha o desenvolvimento do gênero através das Primeira e Segunda Guerras Mundiais. A princípio eram revistas masculinas disfarçados de revistas de cinema, humor, arte, nudismo, e ficção 'picante'. Já no volume 2, ele documenta a proliferação de revistas de pin-up após a Segunda Guerra Mundial, como a Playboy, que estreou em dezembro de 1953 e gerou dezenas de imitadores. No volume 3 começa com uma explosão de novas revistas de pin-up americanos seguem o afrouxamento das leis de obscenidade dos EUA.




The Art of Pin-Up






The Art of  Pin-Up - É uma verdadeira edição de colecionador, com ilustrações de Alberto Vargas, Gil Elvgren e George Petty.










The Great American Pin-Up






The Great American Pin-Up - O livro narra o conto de um gênero como totalmente norte-americano com as pinturas de Edward Hopper, descrevendo suas origens e apresentando os artistas mais importantes. Com mais de 500 ilustrações, The Great American Pin- Up é uma forte estudo sobre o gênero.








Além desses livros, existem muitos outros sobre ilustrações pin-up, porém, esses da editora Taschen são os mais fáceis de encontrar aqui no Brasil, alguns até com versão em português, como o The Complete Pin-Up.

Você também vai curtir

14 comentários

  1. Quanto amor! Todos inspiradores.
    Já tive oportunidade de folhear algum na livraria Saraiva, mas não tenho ctz se é um desses!
    Beijos <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dois desses, os outros também já dei uma olhada nas livrarias por aí :)

      Excluir
  2. Tenho que falar que já peguei várias vezes pra comprar esses livros na Saraiva... Mas só o que me impediu foi o preço kkkkkkkkkk...
    Lindo post!

    Bjs

    Inajara

    http://vintageandgeek.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  3. Quero todos, rsrs... Se eu tiver a oportunidade, com certeza vou comprar! ^^

    Beijos, Pri
    http://vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei! Algumas fotos eu já vi pelo Pinterest, mas vou achar algum pra comprar porque amo usar de referência nas ilustras, são trabalho muito inspiradores <3

    ResponderExcluir
  5. Estes livros são inscreveis sempre que vou na saraiva
    fico namorando dois que esta nesta lista,recentemente ganhei de um amigo um livro de Design
    Os 100 anos do Design Retrô e é cheio de pinups lindas sem contar que e muito inspirador para quem esta estudando e tal.
    Beijos
    cherrycriis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonado por coisas de outra época,ja tenho dois destes livros, amo pin-ups!

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe