Carnaval de Veneza

16:27:00

Quando fiz meu mochilão, uma das cidades que visitei foi Veneza. Dizem que essa é a cidade do amor e do romantismo, para fazer um passeio de casal apaixonado. Mas fui com uma amiga e não vi a cidade com esses olhos, vi como um lugar inspirador e criativo. Tudo lá é fotografável, tudo dá vontade de fazer uma pintura em tela, compor uma música ou só apreciar. Inclusive, as fotos mais bonitas da minha viagem são de lá.

Quando estive pela cidade vi as famosas "Máscaras de Veneza", inclusive, esse é um dos souvenirs mais vendidos por lá. Tem para todos os preços, gostos e tamanhos. Geralmente, as mais bonitas são bem trabalhadas e caríssimas, então acabei comprando uma bem pequeninha, menor que a minha mão, só por recordação mesmo.

Photo by Mauro Robi

Essas máscaras são famosas por representar o Carnaval de Veneza, que há tempos estou querendo falar aqui no blog, mas estava esperando o momento propício. Acho que agora é a hora.

O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição no século XVI em que os nobres se disfarçavam para sair nas ruas e misturar-se com o povo. Desde então, as máscaras se tornaram referência para o carnaval da região.

Photo by David A.D. Photographies

Diferente dos demais carnavais, percebe-se que o Carnaval de Veneza tem trajes muito rico e isso se dá por ser uma ritual promovido pela elite financeira e cultural da época, por isso hoje, o evento é caracterizado por máscaras e figurinos que reproduzem o estilo nobre dos séculos passados.

O uso de máscaras havia se tornado tão habitual que foi preciso criar leis para regular sua frequente utilização. Muitos criminosos e assassinos se ocultavam por trás delas e várias pessoas cometiam adultério ou praticavam atos de sedução, protegidas pelo anonimato. 

Este carnaval é esperado por muitos locais e turistas mas também criticado por outros, quase foi eliminado do cenário europeu no século XIX. Mas da década de 80 para cá esta festa tem sido resgatada e cada vez mais estimulada pelo Estado.

Photo by Jenya

Em Veneza a festa dura 10 dias em bailes em salões para a elite ou na praça principal San Marco com desfiles na cidade, sendo realizada até o dia 17 de fevereiro. Diferente do Brasil, nessa época é inverno na Itália e esse é um carnaval com temperaturas bem baixas e marés altas que muitas vezes invadem a Praça de São Marco.

As belíssimas máscaras estiveram, durante centenas de anos, associadas à tradição e à fantasia do Carnaval e muitas delas tornaram-se famosas fazendo mesmo parte da "Commedia dell'Arte", um tipo de teatro cómico surgido na segunda metade do século XVI, que se contrapunha ao teatro clássico rígido e formal e que imortalizou personagens como o Arlequim, a Columbina, a Pulcinella, o Doutor ou o Pantalone

Photo by Jenya
Photo by Jose Luis Rubianes
Esses figurinos são riquíssimos e essas fotos são magníficas. Parece um sonho. E o que me deixa mais feliz é que já vivi o sonho de conhecer essa cidade. Agora sonho em vivenciar um momento como esse. Deve ser mágico.

Photo by Mauro Robi
Photo by Pedro Valiente
Photo by Thomas Zuppetti
Esse carnaval já está acontecendo na cidade e vai até o dia 17 de fevereiro. Para saber mais sobre o evento, visite o site oficial que está disponível em italiano e em inglês.

E então, vocês conheciam o Carnaval de Veneza? Sabiam de história? Tem vontade de conhecer? Comenta no blog :)

Você também vai curtir

9 comentários

  1. Que sonho!!!
    Eu sou muito romântica e sempre sonhei conhecer Veneza, sempre me imaginei passeando por lá com o amor da minha vida...
    agora tenho dois amores, e minha paixão por Veneza só aumenta, Essa mascaras são lindas demais, não curto carnaval mais fiquei louca pra conhecer o carnaval de lá. Post lindo.
    bjuxx, boa semana
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivi. De fato é um lugar lindo e se você sonha já é um passo para se realizar :)

      Excluir
  2. Ai, deu uma vontade de ir para Itália...coisa linda.
    Gostaria de fazer um mochilão pelo mundo...deve ser legal.
    Amei a postagem.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim Iza, quando você for para a Europa, tem que passar um mês só na Itália, porque lá tem muitos lugares legais para conhecer.

      Excluir
  3. Acho lindo e essas mascara dão um ar de mistério incrível!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que o mistério é o charme que mais chama atenção.

      Excluir
  4. Eu acho essas máscaras tão lindas. Adoraria ter uma e principalmente ter a oportunidade de ver o carnaval de Veneza de pertinho <3

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir
  5. Acho muito elegante e as fantasias bem produzida .
    Beijos
    http://cherrycriis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe