St Patrick's Day em Dublin

19:34:00

No última dia 17 de março aconteceu a data mais festejada da Irlanda, o feriado nacional do Saint Patrick's Day,


O Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda e responsável por trazer o catolicismo para cá. A celebração do dia de St Patrick tem sido comemorada em muitos lugares do mundo. A festa é celebrada com muito verde e mesmo tendo uma origem católica, não cristão também participa.

St Patrick nasceu in Wales e estudou religião tornando-se Padre. Diz a lenda que ele foi raptado por piratas para a Irlanda e ficou preso por 6 anos como escravo antes de se tornar missionário. Um dos símbolos da Irlanda é o shamrock (trevo de 3 folhas) exatamente porque ele usava para explicar a Trindade entre Pai, Filho e Espírito Santo.

Uma das histórias que ocorrem ao redor dele é que ele foi o responsável por eliminar as cobras do país e de fato aqui não há.


Bem, nas últimas semanas logo depois do Valentine's Day, as lojas e todos os lugares já estavam verdes e vendendo artigos para a ocasião. A cidade passou a ficar mais lotada, já que estava recebendo muitos turistas que vieram exatamente para comemorar o Saint Patrick.

A data tem se tornado muito importante no país, existindo até programação especial para sexta, sábado, domingo e segunda com o St Patricks Festival. A programação variava entre encontros para famílias, atrações artísticas, parque de diversão e o mais importante a Parade.

A Parada é como se fosse um desfile, até lembra os desfiles do Carnaval no Brasil, separado por alas e com alguns carros alegóricos, mas numa versão bem menos grandiosa. Para conseguir ver o desfile tinha que chegar muito cedo e eu acabei não conseguindo ver muita coisa porque tinham muitas pessoas na minha frente. 


O desfile passou pelas principais ruas da cidade. O tema do desfile foi "Presente, Passado e Futuro" e será o mesmo para os próximos dois anos. Esse ano foi focado no passado com as lendas irlandesas como a Batalha de Clontarf (quando os vikings foram contra a Irlanda, em 795) e O conto das Sereiais entre outros temas. Em 2015 o foco será o presente e em 2016 o futuro.

Apesar de teoricamente  ser um feriado religioso, assim como o Carnaval seria para o Brasil, é comemorado com muita cerveja. Aliás, se tem uma coisa que os irlandeses fazem muito é beber. Sendo assim, o destino de todos quando terminou a parada foi ir para os pubs, o Temple Bar (região famosa pelos pubs aqui) nunca esteve tão cheio.

Veja mais algumas imagens abaixo:










O saldo do St Patrick's Day foi positivo. É muito bom ver uma outra cultura assim de pertinho.

Você também vai curtir

6 comentários

  1. Nossa que interessante! Pelo visto nesse dia tudo parou... o pessoal aí leva bem a sério mesmo.
    O meu marido é fascinado pela Irlanda, acho que é por causa do Xadrez ele é muito fã de Xadrez. Confesso que fiquei bem curiosa para saber como é a culinária, o jeitão de ser desse povo. Adorei a foto com o barco, tudo muito bacana. Legal mesmo Daise, quando puder mostra mais pra gente. Super beijo, Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cris essa é a festa mais esperada do ano e uma das maiores atrações turísticas do país. Vou falar que a culinária deles não é muito boa, mas é um país muito interessante de se aprender sobre a cultural.

      Excluir
  2. Ah um dia me conta se aí tem brechós e como são as lojas que vende cosméticos e enfeites de cabelo, chapéus, lenços etc. Adoraria saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Cris, estou devendo mesmo mais posts sobre a Irlanda, inclusive sobre brechós que é um tema que eu já deveria ter falado.

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe