Entrevista com Juliana Nascimento: Sósia da Marilyn Monroe

14:46:00

Maquiadora, dona da Boutique de Pin Up, modelo plus size, estudante de teatro e ainda por cima, sósia da Marilyn Monroe. Ufa!


Sabem de quem estou falando? Isso mesmo, da Juliana Nascimento. Para quem ainda não conhece, a Juliana está desenvolvendo um ótima trabalho como sósia da Marilyn Monroe e cedeu uma entrevista aqui para o blog falando um pouco sobre isso e sobre seus outros projetos.





Quando e como começou seu gosto pela cultura vintage e retrô?
Juliana Nascimento: Desde a adolescência me interesso pela cultura retrô, mas há cerca de uns dois anos para cá, conheci mais sobre esse universo e passei a me interessar pelo estilo pin up e aderi para meu cotidiano. Como trabalho com acessórios, acabei levando isso também para os meus produtos e hoje além de gostar desse estilo e dessa cultura, trabalho com isso também.

Apesar dos anos, Marilyn Monroe continua sendo uma personalidade reconhecida mundialmente. Desde quando você conhece o trabalho dela e por que você a admira tanto?
Juliana: Na verdade, eu conheci mais o trabalho da Marilyn nas aulas de teatro (estudo na escola Macunaima). Dentre uns dos trabalhos que temos de desenvolver ao longo do curso, fui escolhida para representá-la em uma pequena apresentação. Devido a isso, tive que estudar o máximo que eu pude para interpretá-la. Não preciso nem dizer que representar Marilyn Monroe não foi fácil. Assim, fui me inteirando da vida dela, me apaixonando pelos filmes e fotos, e passei a ser fã! Daí para a frente não parei de ler sobre ela e de assistir seus filmes.

Há cerca de meses veio a oportunidade de trabalhar como sósia dela, através de uma agência que trabalho como modelo plus size. No primeiro momento não aceitei, justamente por estar acima do peso e achar que isso não era legal para representar Marilyn, que sempre foi famosa também pelo corpo escultural. Mas, a oportunidade bateu em minha porta novamente e aceitei, deixei o meu preconceito de lado por estar gordinha e encarei o trabalho de representá-la com muita honra.


Então, foi através da agência que você percebeu que poderia ser sósia da Marilyn? 
Juliana: Sim. No primeiro momento fui relutante, cheguei a recusar um calendário plus size inspirado nela, por achar que meu padrão físico não se encaixava no dela, depois que aceitei retomei os estudos de trejeitos e poses, forma de olhar, de andar e estou me adaptando aos poucos a ela. Até mesmo porque, ela tem características únicas e muito pessoais, o magnetismo dela é muito grande, difícil, quase que impossível de copiar. Acredito que por isso ela esteja em evidência até hoje, por causa de seu estilo inconfundível e carisma.

Para reforçar meu trabalho como sósia, estudo através de filmes, entrevistas, documentários, livros e etc. Tudo o que é referente a ela eu compro e estudo.


Quais são seus projetos como sósia?
Juliana: Meu projeto é realmente ganhar destaque como sósia. Embora estou indo sem pressa, pois também tenho outros planos ligados a arte. Mas, é claro que para quem é sósia, o melhor disso tudo é o reconhecimento do nosso trabalho. Não me considero uma sósia superficial, pois estudo tudo sobre ela:  músicas, voz, trejeitos e afins. Posso não ser idêntica ou ter o mesmo perfil corporal, mas me considero muito boa quando estou trabalhando a personagem.




Você está sempre vestida como a Marilyn? Qual a reação das pessoas ao te verem vestida de uma forma diferente nas ruas? Te associam com ela?
Juliana: Eu tenho (conhecidência ou não, eu juro) uma pinta perto da boca e já uso o cabelo loiro desde a adolescência. Mas, não me visto de Marilyn no cotidiano, a Marilyn é só para eventos mesmo, mas devido a pinta e ao cabelo, muitas pessoas associam a imagem dela a minha. Agora quando estou com a personagem, as pessoas falam de cara "Olhai aí a Marilyn" (risos). Eu adoro ouvir isso, é o reconhecimento que uma sósia espera.

Além do seu trabalho como sósia você também é maquiadora, modelo plus size e pin up model. Fale-nos mais sobre as outras atividades que você exerce. 
Juliana: Amo, amo, amo maquiar. É uma das coisas que faço que mais adoro trabalhar. Sou formada há sete anos e venho desenvolvendo o meu trabalho como maquiadora desde então. Já o trabalho de pin up model veio mais como um hobby do que como profissão, mas já fiz fotos profissionais também e a ideia de trabalhar como  modelo plus size veio através do meu marido. No começo eu também não queria, mas depois fui me inscrevendo em agências até que comecei a trabalhar, daí por diante faço trabalhos esporádicos.

E fora a tudo isso, tenho uma loja virtual chamada Boutique da Pin Up. Os produtos com os quais trabalho são acessórios em geral e decoração, mais voltado para o público retrô, vintage e universo das pin ups.


Bem lembrando, como surgiu o Boutique de Pin Up?
Juliana: Há uns dois anos, com o fato de eu adorar e sempre trabalhar com acessórios, resolvi montar uma linha de produtos meus e fazer uma lojiha virtual. Eu já tinha os meus clientes, daí para a frente resolvi trabalhar para mim mesma, pedi demissão do meu emprego como estilista de noivas na rua São Caetano ( trabalhei na São Caetano por cinco anos) e comecei a me estruturar mais. Tenho um projeto em mente, o de abrir uma loja física da Boutique da Pin Up, mas esses são planos futuros. 

Algo que gera muito curiosidade no público são as Pin Ups de Limousine. Você também está envolvida com isso? 
Juliana: Acredito que você esteja se referindo ao dia da visita de nosso grupo de meninas a exposição da Marilyn Monroe em São Paulo. A ideia da limousine partiu do Hot Style, que alugou para nos levar até o evento. Na verdade, foi só para dar um diferencial e chamar a atenção das pessoas para o nosso grupo de pin ups. Foi bem legal, nos divertimos muito neste dia! 



Você já mencionou que estuda artes cênicas na escola Macunaíma, referência em escola para estudantes de teatro. Você busca a carreira de atuação também, podendo inclusive interpretar a Marylin em projetos maiores?
Pois é, estudo teatro sim. Adoro interpretar e pretendo me aprofundar cada vez mais. Gosto da vertente de atuação nos musicais, sou fascinada e seria uma honra poder fazer o papel de Marilyn no teatro, porém, algo mais voltado para musicais mesmo. Tenho um projeto com uma grande amiga, mas está em andamento ainda, por isso, não posso dar maiores informações, rs.

Você parece ser multitarefa. Como administra seu tempo?
Juliana: O meu dia a dia é muito agitado. Além de tudo o que eu faço, ainda trabalho para a minha mãe três vezes por semana, o que complica mais ainda, mas acho que já me acostumei. Tem dias que nem ligo a TV, na verdade, só assisto normalmente ao jornal pela manhã e ao programa do Jô Soares à noite, que são os únicos momentos do dia que paro para ver TV. Mesmo sendo corrido, eu gosto do que faço, então acaba sendo satisfatório um dia de trabalho corrido. Sou agitada e não consigo ficar parada, prefiro um dia em que tenho muitas coisas para fazer do que um dia vazio. 

Vemos que você e a Cinthia Alves - sósia da Dita von Teese - têm uma relação próxima. Como vocês se conheceram e como funciona a parceria entre vocês, principalmente como sósias?
Juliana: Eu conheci a Cinthia em um encontro das meninas pin ups que vão aos eventos de carros antigos. As meninas são muito legais e amigas, a Cinthia também vai a esses eventos e daí partiu a nossa amizade. Admiro ela pelo trabalho e principalmente como pessoa. Nos tornamos mais próxima de uns tempos parta cá, ela me apoia muito, inclusive, foi ela quem me incentivou a ser sósia da Marilyn e a fazer a página como sósia. Faz questão de dar opiniões sobre o meu trabalho e esta sempre me trazendo boas ideias. Eu também gosto de participar do trabalho dela como sósia da Dita, pois além de achar que ela é muito parecida, dou a maior força, pois ela tem muito talento. Gostamos de trocar figurinhas, rs.


Para finalizar o que e é mais importante no seu trabalho como sósia de uma celebridade tão importante?
Juliana: Para mim, o trabalho de uma sósia vai além de uma simples imitação, quando estamos representando um personagem tão importante é fundamental conhecê-lo muito bem e estudá-lo. Faz parte de uma sósia manter o ícone representado em evidência e sempre manter a imagem deste ícone e levar essa ideia ao público.

Marilyn foi um marco na história das celebridades e do cinema. Apesar da vida conturbada, até hoje ela é uma referência de beleza e referência como atriz. Trazer essa diva como representação é maravilhoso, artistas como ela devem ser sempre lembrados, pois não morreram nunca e fazer isso é gratificante. Para mim é motivo de orgulho.

“Gostaria de agradecer a oportunidade desta entrevista e o seu interesse pelo meu trabalho, espero que seus leitores gostem." 
Um grande beijo da Ju!

Eu que agradeço Ju, pela atenção e simpatia =).

Para quem quiser acompanhar mais de perto os trabalhos da Juliana, pode conferir:

Facebook Page Boutique de Pin Up
Facebook Page como Sósia da Marilyn Monroe
Facebook Page como Maquiadora

Muito sucesso para a Ju em todos os seus projetos!

Você também vai curtir

8 comentários

  1. Eu achei o estilo lindo, mas não achei ela parecida com a Marilyn, talvez ao vivo seja, né?

    beijos!

    http://glamour-vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista... Sou fã dos seus trabalhos como maquiadora e sósia. Impossível olhar pra vc e não ver a Marilyn Monroe.
    Muito sucesso pra você, sempre!
    Grandes beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Um luxo a Juliana!!!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Que grande inspíração essa moça é!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. vc eh toda linda ....perfeita te olhei por quase 2h antes de dar essa opniao porque tava tentando achar alguma coisa de errado pois pensei q fosse uma pintura parabens

    ResponderExcluir
  6. tentei achar a semelhança com Marilyn Monroe e não vi nada,além de uma mulher de rosto gordo,loira de olhos claros que imita a maquiagem da diva Marilyn Monroe

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu não vi nada de parecida com a MM, ela é linda, e fica ótima com o estilo vintage/retro. Mas pra ser sósia, tem que no mínimo ser a cara da pessoa.

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe