A indústria retrô e a web 2.0

17:27:00

Indo um pouco além da estética e da essência retrô que está sendo proporcionado para nós nós últimos tempos eu venho a me perguntar:  Porque o retrô está na moda? Por que nos últimos tempos cada vez mais as pessoas estão cultuando e valorizando as coisas antigas? E por que a indústria está nos permitindo esse retorno ao passado?

Mesmo com o crescimento da tecnologia sendo favorável a todos nós, muitas vezes acabamos cansandos de tanta parafernália, cansamos de receber muita informação, cansamos desse mundo 24 horas. Cansandas de tudo isso, as pessoas foram em busca de coisas diferentes e que fizessem com que elas saíssem dessa realidade frustante e passassem a viver algo mais prazeroso.

Foi então que começaram a ir em busca do passado. O futuro não deu certo, as pessoas trabalham mais e divertem-se menos, por isso, começamos a idealizar o que passou, mesmo com os problemas existentes há anos atrás e mesmo que não tenhamos vividos numa determinada época, o passado  parecia mais simples, reconfortante e descomplicado.

Acreditando no potencial desse novo comportamento que está contagiando a nova geração, a indústria não poderia perder a oportunidade de ganhar uma graninha em cima disso e passou a oferecer justamente aquilo que queríamos: coisas vintages e retrôs.




Juntamente com essa nova descoberta, houve a explosão das redes sociais e a partir delas houve uma maior disseminação desse novo estilo de vida. As pessoas passaram a divulgar seus gostos que vão em linha contrária aos conceitos contemporâneos e assim passaram a se identificar e se encontrar dentro de um grupo.

Mais do que isso, o compartilhamento de ideias e do conhecimento contribuiu para que o retrô conquistasse novos adeptos e se tornasse algo característico e diferenciador para aqueles que se identificam com o estilo.

Fiz uma breve apresentação que pode explicar de maneira mais sucinta o que estou querendo dizer:



E o que vocês pensam sobre a indústria retrô? Acreditam que a web 2.0 tem contribuído para o seu crescimento?

Você também vai curtir

6 comentários

  1. Maravilhoso post! AMei e vou divulgar no Face!

    ResponderExcluir
  2. É, amiga!!! Com essa vida atribulada e "bitolada" de hoje em dia, realmente, a sensação de que o passado era melhor é forte mesmo...:)

    :*:*:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo era mais fantástico, né? Acho que o fato de muitas pessoas não saberem com as coisas da TV, rádio e afins aconteciam o imaginário tornava tudo mais lúdico.

      Excluir
  3. daise,seu post arrasou!!
    é o velho que vem mostrar que o novo sempre vem...e volta

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe