Ilustração: Gil Elvgren referência na arte pin-up

12:29:00


No final do ano passado ganhei o livro Gil Elvgren – The Complete Pin-Ups e confesso que foi meu melhor presente de amigo secreto de todos os tempos, dessa vez acertaram em cheio.


Gil Elvgren é um dos artistas mais importantes da arte pin-up do século XX. Iniciando sua carreira nos anos trinta, parte do seu trabalho sempre teve uma visão comercial, mas nos últimos anos tem ganhado prestígio como artista dessa arte.

As famosas garotas do calendário eram desenhadas por ele e comercializadas pela editora Brown & Bigelow

Going UP, 1944

Mas, o que mais fortaleceu seu trabalho de ilustrador foram seus trabalhos publicitários para a Coca-Cola, onde suas artes representavam a família tipicamente americana, retratando um estilo de vida seguro e confortável.

Take Home Plenty of Coke

Elvgren além do talento que possuia, surgiu em uma época em que houve a explosão da ilustração, principalmente, porque as editoras acreditavam que as revistas venderiam muito mais se tivessem ilustrações em suas páginas.

O artista teve uma aceitação boa do público em um espaço curto de tempo, isso porque, suas imagens representavam uma fuga da realidade em tempos que a América não vivia bem.

Diferente das pinturas do Alberto Vargas, que considero mais simplista e puritana, as moçoilas pintadas por Gil trazem um tom mais ousado. Elas eram postas em determinadas situações e acredito que isso mexia ainda mais com o imaginário.

I've Been Spotted, 1949

Nesse caso, vejo que a arte imitou a vida, já que as mulheres desenhadas nas pinturas do Gil, representavam um estilo de vida e o espírito das moças americanas. 

Se hoje o sinônimo de pin-up é ter um lado inocente e sensual simultaneamente, é que o artista pregava que o rosto é a personalidade da mulher, e quanto mais expressões ela tiver, mais rara será. Por isso, Elvgren tinha preferência por modelos jovens, por possuírem uma espontaneidade jovial que muitas vezes era perdida ao adquirir experiências de vida. O artista valorizada as jovens entusiasmadas e interessadas, mas dizia que era muito difícil encontrar garotas com esse perfil.

Bem, posso dizer que esse é um ótimo livro, e fica a dica para quem quiser saber mais sobre o pintor e quais foram as influencias em suas pinturas.

Referência: Gil Elvgren – The Complete Pin-Ups

Você também vai curtir

3 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe