Personalidade: Betty Page - Fetiche em 1950

12:44:00


Podemos dizer que a nudez tornou-se algo banal, e mostrar a bunda hoje é essencial para ter notoriedade na mídia. Dizem que as mulheres conquistaram seu lugar ao sol e que estão livres para fazerem o que quiser, porém, hoje posar nua nos dias de hoje, já não tem mais tanta graça. Em pensar em tempos que ficar pelada nas revistas para o mundo inteiro era uma questão de atitude, uma busca pela liberdade sexual, e não apenas uma exposição do corpo para deleite alheio.

Digo isso, porque na década de 50 tivemos uma mulher que foi além de sua época. Bettie Page, uma modelo estaduniense que ficou famosa por suas fotos temáticas fetichistas. Hoje é conhecida como a rainha das Pin Ups e seu visual de franjinha tem espirado muitas garotas por aí, – inclusive, Sabrina Sato causou polêmica com o seu visual, inspirado na diva – e as famosas estampas de oncinhas, ganharam grande destaque depois de serem muito usadas por ela, principalmente em seus ensaios fotográficos e filmes bondage.


Bettie teve uma vida conturbada, com pais separados e algumas crises financeiras, morou por um ano no orfanato e foi violentada pelo pai aos 15 anos, quando o mesmo que havia sido preso por alcoolismo e voltou para casa.

Em janeiro de 1955 teve seu primeiro ensaio sensual na Playboy, chegando ao ápice de sua carreira e ganhando o título de “Miss Pin Up Girl do Mundo”.


Mas, foram os fotógrafos Irving Klaw e Bunny Yeager que imortalizaram Betty Page e a tornou famosa por suas fotos sadomasoquistas, no qual, tornou-se símbolo do erotismo e ajudou a desencadear a revolução sexual.

Betty Page ficou por muito tempo longe da vida pública, passou por problemas psicológicos e se converteu cristã, o qual na verdade ela sempre foi. Não permitiu ser fotografada por 40 anos, motivo pelo qual, queria que as pessoas lembrassem apenas de sua beleza e juventude. A diva morreu em 2008 com 85 anos de pneumonia.

Suas fotos ainda são muito cobiçadas e  divulgadas na internet. No Tumblr  The Queen of Pin Up, por exemplo, é possível acompanhar as imagens da musa.

Diferente dos dias atuais, no qual garotas posam de forma pornográfica em revistas, suas fotos, mesmo que fetichistas e eróticas, tinham a essência de uma dama fina e delicada que seduzia de uma forma lúdica e sensual.

Texto realizado originalmente no Blog Artilharia Cultural por @menteflutuante.

Você também vai curtir

2 comentários

  1. Page foi unica pra sua epoca. Isso ninguém pode negar.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Samy, ela foi uma bela representante de sua época e continua nos representando ainda hoje.

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe