Os 5 primeiros prêmios do cinema brasileiro no exterior

14:06:00


Apesar do cinema brasileiro ter seus altos e baixos, e um Oscar para um filme brasileiro ser como ganhar seu primeiro prêmio na loteria, não é de hoje que as produções nacionais concorrem a premiações. Fazendo um resgate das nossas produções cinematográficas, podemos ver quais foram os primeiros filmes que ganharam destaque lá fora. Confira:

O Cangaceiro, 1953 – O longa de Lima Barreto, foi o primeiro filme brasileiro a conquistar o mundo e é considerado o melhor já produzido pela Companhia Vera Cruz. Inspirado na figura de Lampião, a trama ganhou o prêmio de Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no festival de Cannes.



Sinhá Moça, 1953 – Ainda no ano de 1953, Sinhá Moça, também produzido pela Companhia Vera Cruz, foi outro filme que ganhou destaque no exterior recebendo o Leão de Prata no Festival de Veneza. O drama ainda recebeu outras premiações como o Urso de Prata no Festival de Berlim, Melhor Filme do ano pelo tema social no Festival de Havana, entre outras premiações.



O Pagador de Promessas, 1962 – Baseado na peça homônima de Dias Gomes, o filme dirigido por Anselmo Duarte é o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes e está na lista dos “100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos” feito pela Abraccine.
   
Vidas Secas, 1962 – Com roteiro baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, o filme dirigido por Nelson Pereiro dos Santos para a Herbert Richers recebeu o prêmio da OCIC (Organização Católica Internacional de Cinema) e também foi indicado ao prêmio Palma de Ouro.


Barravento, 1962 – Barravento, como explicado no início do filme, "é o momento de violência, quando as coisas de terra e mar se transformam, quando no amor, na vida e no meio social ocorrem súbitas mudanças." Esse é o primeiro longa dirigido por Glauber Rochar e conquista o primeiro prêmio do Festival de Karlovy Vary.


O mais legal é que com exceção de Sinhá Moça é possível assistir todos os filmes online no YouTube :)

Você também vai curtir

1 comentários

  1. Eu gostei bastante do livro de Vidas Secas, não fazia ideia que havia um filme! Belo post! Beijos

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe