Livro - Rockabilly Brasil

20:06:00

Antiga formação da banda Grilos Barulhentos
No mês de março, o jornalista Eduardo Molinar, lançou o livro que vem sendo esperado há mais de um ano pelos rockers brasileiros, o Rockabilly Brasil. O livro, que faz parte do projeto de conclusão de curso do autor, faz um panorama sobre a cena rocker no pais, desde os anos 80, quando o movimento teve seu auge no país, até os dias de hoje.  

Lançado inicialmente na sua cidade natal de Santa Maria, o livro também foi lançado em outras cidades, entre elas: São Paulo (SP), Mauá (SP), São Caetano do Sul (SP), Sapucaia do Sul (RS) e Porto Alegre (RS), mas pode ser adquirido por pessoas de qualquer região do país.

No lançamento do livro "Rockabilly Brasil" no Rockerama Club.
O livro apresenta fatos e relatos por meio de depoimentos de quem realmente viveu o movimento, principalmente entre as décadas de 80 e 90, entre eles, artistas internacionais como Levi Dexter, da banda Levi and the Rockats, e Tim Polecat, da banda The Polecats, ambas bandas famosas na década de 1980. Os depoimentos internacionais servem de parâmetro e embasamento para uma contextualização geral do livro.

O destaque vai para histórias de pessoas e bandas que fizeram crescer o movimento no Brasil, como Eddy Teddy e a lendária banda Coke Luxe, a primeira banda de rockabiily do país; as gangues Ratz, Rebels 50’s, Ases do Rock’n’Roll, General Boys e The Dogs 1954, e inclusive, as gangues compostas apenas por mulheres como Betty Boops e Simples Dolls, entre outros nomes da cena.

Matéria sobre as tribos urbanas com destaque para os Rockers (Revista Manchete, 1991)
O livro tenta ser fiel aos fatos, construindo uma narrativa em que seja possível perceber o crescimento do movimento por meio de bandas, gangues e simpatizantes em uma época com escassez e difícil acesso a informação.

Para aqueles que dizem amar os anos 50, o livro é um verdadeiro revival dessa década nos anos 80 no Brasil e um verdadeiro aprendizado para saber quem foram as primeiras pessoas a encabeçarem o movimento no país e quem são aqueles que mantém a cultura viva nos dias de hoje. Apesar de muitas brigas, também houve muita cumplicidade daqueles que acreditavam que a união faziam a força.

Foto interna do livro tirada por leitora.
Em tempos de internet com informações fragmentadas em que tudo posso ser perdido ou excluído facilmente, o livro fez um"apanhado" geral da história do rockabilly no Brasil, dando voz a todos aqueles que acreditam ou fizeram parte do movimento de alguma forma, tentando eternizar de maneira palpável essas memórias.

O projeto do livro é uma produção independente, não teve nenhum apoio de editoras, mas mesmo assim tem ganhado bastante destaque na mídia, inclusive, na revista Rolling Stone e no blog Brasil no Mundo da revista Exame 

Quem quiser adquirí-lo, ele está sendo vendido por R$ 35 e pode ser solicitado via inbox da Página Oficial.

Você também vai curtir

10 comentários

  1. Que legal poder prestigiar o lançamento. Esse livro já está na minha wishlist hehehe ^^

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra Pri. Além de saber um pouco mais sobre esse movimento, você ajuda um projeto independente e corre que está acabando ;-)

      Excluir
  2. Tô louca por esse livro! Vou comprar!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim! Para você que gosta de subcultura é um prato cheio :)

      Excluir
  3. It seems a really interesting book Daise. This music is favorite of my boyfriend! I'm Eni, blogger from Italy....If you want, take a look at my blog and let me know what you think. Kisses,
    Eni

    Eniwhere Fashion
    Eniwhere Fashion Facebook

    ResponderExcluir
  4. Vou pedir de aniversário para alguém hahaha.O livro parece ser maravilhoso...Confesso que não conheço tanto do rockabilly, mas acho super válido dar uma acrescentada no conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Vale a pena sim Gabi, mesmo você não conhecendo tanto, vale saber um pouquinho :)

      Excluir
  5. Super interessante Daise! Vê-se que foi feita muita investigação para esse livro, o que é ótimo! Estás linda na foto :)

    Beijinhos com muita saudade*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Narcissa, o Molinar também é um ótimo jornalista!

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe