TAG: 5 filmes dos anos 90

16:03:00

Esse mês saiu mais uma TAG da blogagem coletiva do grupo Vintage & Retrô Bloggers. A tag sorteada foi "Filmes da Década X", sugerida pela blogueira Fernanda Lange do blog Vitrola na Vitrine. A ideia é que a década seja livre para que cada blogueira escolha qual deseja falar.

Apesar dos anos 90 esteticamente não ser a minha década favorita, não posso negar que marcou a minha infância com as melhores lembranças que eu posso ter de desenhos infantis no SBT e TV Cultura e os filmes de Sessão da Tarde. Então, escolhi os anos 90 para selecionar alguns filmes dessa década. 

Porém, acabei selecionando 6 filmes e a maioria não assisti na Sessão da Tarde, como a nostalgia permite, mas quando já estava maior, na adolescência dos anos 2000, que não deixa de ser saudade.


Fiz a lista com os traillers, para quem não assistiu poder saber um pouco mais sobre os filmes:

PULP FICTION - Devo dizer que gosto muito dos filmes dirigidos por Quentin Tarantino, que inclusive ganhou fama no início dos anos 90. Seus filmes são conhecidos por bons diálogos e cronologia não linear (muitas vezes o filme começa no final e só depois você compreende o desenrolar da história) e muito sangue. Pulp Fiction, filme de 1994, é um desses filmes, que me conquistou não só pela narrativa, roteiro e atuação dos atores que conta com John Travolta e Uma Thurman, mas principalmente pela trilha sonora, que conta com a música "Girl You Be a Woman Soon", que inclusive, já mencionei nessa tag aqui.


CLUBE DA LUTA - Clube da Luta é uma filme de 1999, dirigido por David Fischer e tem como atores Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham. O filme faz uma crítica a cultura de massa que gera pessoas frustradas com a vida que levam. Pessoas infelizes com seus empregos, entediadas com a vida que podem entrar em um colapso consigo mesmo.


A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA - A Outra História Americana, filme de 1998, também tem como protagonista Edward Norton. O filme conta a história de um skinhead que vai preso por cometer assassinato e sai da prisão com seus ideias mudados, tentando ajudar seu irmão para que não cometa os erros que ele cometeu. (Para quem quiser saber mais sobre a subcultura skin veja os posts: This Is England, série que conta a história de jovens skinheads na Inglaterra e Gavin Watson o Retrato da Subcultura Skinhead, fotógrafo que aderiu a cultura nos anos 80 e fez registros fieis da época).


ENTREVISTA COM O VAMPIRO - O filme de 1994 dirigido pelo irlandês Neil Jordan narra a história de um vampiro que conta sua trajetória de vida desde a época que não era vampiro até o momento que foi infectado. Eu gosto e me identifico bastante com histórias de vampiro. O que mais me chama atenção nesse filme é a personagem da Kirsten Dunst, que é mordida ainda quando pequena e ao se tornar adulta com sentimentos de gente grande, sente-se mal por estar no corpo de uma criança.


O DRÁCULA - Dirigido por Francis Ford Coppola em 1992, o filme é baseado no livro do irlandês Bram Stoker, o livro mais famoso de vampiros da literatura estrangeira. O filme, assim como o livro envolve vampiros, ficção de horror e romance gótico, três temas que gosto muito.


EDWARD MÃOS DE TESOURA - O clássico de 1990 foi dirigido por Tim Burton e teve como protagonista Johnny Deep (inclusive, esse foi o primeiro trabalho entre eles de muitos que vieram depois). Talvez esse filme também seja meu primeiro contato com os que futuramente seriam alguns dos meus principais ídolos do cinema. Uma curiosidade é que a história também teve como referência Frankstein e o Fantasma da Ópera. Além de ser um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde, ficando atrás de A Lagoa Azul


Coincidentemente, dois dos 6 filmes que citei tem alguma relação com a Irlanda, um país que como vocês sabem, gosto muito.

A minha lista tinha ficado maior, mas a postagem ficaria muito grande, então os outros filmes podem ficar para um outro post.

E vocês, gostaram da lista? Já assistiram esses filmes? Quais os seus filmes preferidos dos anos 90? Comente.

Você também vai curtir

4 comentários

  1. Ameeeei! Quando eu fazer iria escolher a década de 40, tem filmes que amo dessa década. Mas por esse lado que tu viu, realmente dá pra escolher filmes que nos marcaram. Adorei, Daise! E que lista, viu? TODOS estão também na minha lista de filmes preferidos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Laís, é difícil fazer essas listas viu. Sempre acho que estou sendo injusta não colocando algumas coisas hehe.

      Excluir
  2. Ameeeeei a lista!!! Nossa esses marcaram muito a decada de 90 para mim, foi ali q me apaixonei pelo Johnny e sonhei em virar uma vampira pelas mãos do Brad..kkkk , sem falar que PULP FICTION, CLUBE DA LUTA e A OUTRA HISTORIA AMERICANA tem um roteiro que deixa qualquer um paralisado, filmes incríveeeeeeiiiisss!!!

    Arrasou!

    Bjus
    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que feliz que gostou :) E olha que ainda faltaram muitos nessa lista.

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe