Para os homens: Look Retrô Masculino - O que usar

00:19:00

Atendendo a pedidos dos leitores, hoje o post será voltado um pouco mais para o público masculino. Já tem um tempo que quero inserir mais conteúdo para os homens, mas acabou que fiz apenas um post sobre a Barbearia 9 de Julho e destaquei alguns ensaios, como esse náutico e esse rockabilly.

O post de hoje são dicas de como os homens podem inserir o visual retrô no dia dia. Confesso que é bem mais difícil encontrar fotos relacionadas ao estilo masculino, por isso, o post faz um apanhado geral do que pode ser usado, sem estereotipar os tipos retrô de homens, que ficará para um próximo post. Inclusive, queria lembrar também que esse post é muito mais visual e estético do que explicação de conceitos do porque esse tipo de roupa é usado pelos homens que curtem o estilo vintage e retrô.


Essa matéria é baseada também no post que fiz na Facebok Page do blog aqui, que contou com as dicas e comentários dos leitores da página.

Apesar de sabermos que muitos homens não ligam para a moda ou para o jeito de se vestir, sabemos que os homens com o bom gosto retrô tem um cuidado especial na hora de se cuidar. Então, vamos as dicas:

Suspensório - acessório ideal para usar no lugar do cinto e que deixa o look muito mais estiloso.


Boina - Pode ser usada tanto no inverno, quanto em dias quentes e para o verdadeiro homem retrô é melhor do que qualquer boné.


Barba - Alguns dizem que é tendência, mas a barba ou o bigode representa muito o homem que quer fortalecer o estilo retrô.


Topete - Existem diversos tipos de topete, mas esses tipos ficaram para um próximo post. Porém, um topetinho para quem curte principalmente rockabilly, torna-se essencial.


Calça jeans - A calça jeans mas com a barra dobrada é algo simples e que faz toda a diferença.


Colete - Para os homens que têm ocasiões mais formais o colete é aquela peça que não pode faltar.



Camiseta branca - Esse é um item básico, mas que se bem usado deixa qualquer homem no estilo.


Suéter - E para os homens que acham que é difícil se manter no estilo retrô no inverno, o suéter deixa todos muito elegante.


Jaquetas jeans ou de couro sintético - As jaquetas que foram muito famosas nos anos 50 e símbolo de rebeldia, também completam o look retrô masculino.


Camisa xadrex - O xadrez tem origem na Escócia, fizeram sucesso entre os lenhadores dos EUA nos anos 70, apareceram no movimento punk e nos anos 90 com o grunge. Uma peça com tanta história só pode estar entre os itens retrô.

  
Tatuagens - As famosas tatuagens old school com pinups, andorinhas, caveiras, rosas vermelhas, âncoras e afins são elementos muito considerados no estilo retrô masculino.


DETALHE: reparem que esses trajes e acessórios não andam separados, mas um complementa o outro, já que é possível usar boina, suspensório, calça com barra dobrada, camisa branca, jaqueta ou qualquer outro elemento desses em um único look, desde que estejam em sintonia. Já que um colete com suspensório por exemplo, já não ficaria tão legal.

É isso pessoal, gostaria de agradecer a todos que comentaram no post da página, espero que tenham gostado da seleção. Talvez ela tenha ficado um pouco mais editorial, mas pode servir de muita inspiração também.

Curtiu? Comente o que não pode faltar no look retrô masculino, assim podemos deixar esse post sempre atualizado e manda esse post para o brotinho ;-)

Você também vai curtir

38 comentários

  1. Gosto de praticamente todo esses detalhes em um look masculino. Principalmente topete, suspensório e jaquetas ;) xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah... Post perfeito!!!!

    Espero que os homens se inspirem nele!!!!

    http://mygoldenuniverse.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, amo sueteres e colete! <3 Acho que poderia incluir na lista os óculos de sol estilo wayfarer, aviador, e o redondinho do Gatsby, tem todo o charme retrô, ainda mais com uma lente colorida (meu namorado tem um aviador da juventude do avô dele com a lente esverdeada, lindo!) E realmente acho que a barba não é nada retrô/vintage, mas aliada a outros elementos (como barra da calça dobrada) é muito característico do hipster (100% contemporâneo), já que no século XX inteiro a grande maioria dos homens se barbeava impecávelmente. É um charme, claro, adoro barba, mas realmente é muito atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Vitória, fico contente que gostou.

      Os óculos é uma boa, vou atualizar com as dicas sim.

      A barba segui os comentários de alguns leitores que dependendo do contexto pode ser mais retrô e não vintage no caso, mas com certeza você está certa sobre se barbear de forma impecável, mas muitos ainda usavam bigode. E o retrô é isso o atual inspirado no passado, mas muitas vezes têm uns traços mais contemporâneos mesmo.

      Excluir
  4. MENINAAAAAAAAAA, NÃO ME MATA DO CORAÇÃO!! HAHAHAHA
    Acho válido TODOS os homens se inspirarem nessas dicas!
    Não tem como não reparar em um homem estiloso, né?!!
    Amei o post! Parabéns.
    E o blog, aliás é impecável! Tratei logo de seguir!!

    Beijos,
    cafemaisbatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Julia, homem estilo já ganha 10 pontos hehehe. Fico feliz que gostou do post e do blog, volte sempre que puder :)

      Excluir
  5. Adorei esse post!!! meu marido sempre cobra mais dicas sobre look retrô... já que ele é cantor e gosta de estar sempre produzido em suas apresentações. Eu amo os "Chapéus Fedora" gosto de um estilo casual com terno e gravata, Perfeito. mais dicas de look retrô para os meninos, por favor. Ameiii ;)
    Bjuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal Vivi, não sabia disso. Os chapéus fedora com certeza dão um ar super retrô, porém, com um toque mais clássico, bem lembrando. Beijinhos

      Excluir
  6. Adorei o post, Daise! Falamos tanto de moda feminina dos anos 40/50 que esquecemos que muitos homens também gostam e vivem o estilo. No post sobre como se vestir no estilo vintage no dia-a-dia, aquele que estou fazendo, também inclui no final algumas ideias para os homens, afinal eles merecem atenção também, né? hehehe Arrasou ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Laís e tem muito homem que admira bastante também e o público masculino também está crescendo. A ideia de incluir para os homens também é show e nem me fala desse post que estou suuuuuper ansiosa por ele hehe

      Excluir
  7. Que guapos todos los chicos de las fotografías!! Yo quiero uno así jejeje

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. Super útil! Adoro topete e calça de barra dobrada. ;)

    www.blogdoromma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Romário, é bom ver o lado masculino sobre esses detalhes também. Sucesso!

      Excluir
  9. Ahhhhh que gatooooooooooooooossss rssrr queria que o meu curtisse o estilo :( um mais lindo que o outro meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  10. sim mais ou menos mas em 1950 homens nao tens tatuagens, unless in the navy, these are modern takes on the retro look.

    1950s menswear | umhomemnacidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrew, sim, não eram todos os homens. A tatuagem está relacionada aos marinheiros e soldados que registraram marcas em seus corpos nos tempos de guerra. Os "jovens rebeldes" são alguns dos que usavam tatuagem nesse época.

      Excluir
  11. O que há de "retrô" em tatuagens e camisetas brancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, a camisa branca era uma peça muito usada pelos jovens dos anos 50, ela representa o "jovem rebelde" daquela época, como vemos no filme Juventude Transviada. . A tatuagem old school, que foi famosa entre os marinheiros na guerra, também é algo resgatado por essa cultura. Um dos pais da tatuagem Old School é o Sailor Jack, muitas das tatuagens de hoje são inspiradas no trabalho dele.

      Excluir
  12. Excelente post!Estou querendo adotar o estilo mas não sabia de todos os detalhes necessários.
    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  13. o trabalho com essas fotos ficou muito foda, pra mim, que sou careca, a boina foi um coringa bem interessante pra esse estilo, muito obrigado pelo seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Marcelo, fico sempre feliz quando homens comentam nessa publicação :)

      Excluir
  14. E qual estilo de calçad combina mais com calça jeans suspensório e xadrez? Eu amo botas será que ficaria legal ou só sapato mesmo

    ResponderExcluir
  15. Queria muito achar suspensório em couro mas pelo que vejo é muito difícil , alguém me indica um lugar que eu possa conseguir

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post. Minha noiva que me mostrou, mas eu particularmente não curto as barras da calça dobrada. Quanto ao resto está ótimo e como outros falaram, faltou só o óculos escuro. Gostamos tanto do estilo retrô que vamos nos casar vestidos nesse estilo, mais no estilo dos anos 50.

    Mas lembrando que barba não é uma tendência atual, foi um estilo forte nos anos 10 e após a primeira guerra mundial foi substituida pelo rosto 'limpo', voltando a aparecer nos anos 60 e 70 pelo pessoal da contracultura, desaparecendo outra vez nos anos 80 e voltando agora nos últimos 7 anos com mais força que nunca.

    ResponderExcluir
  17. Oi Guilherme, que legal que vocês gostaram! Realmente essa é só alguma das formas, não é preciso ser adepto de tudo. E sim, realmente é um assunto polêmico quando o refere-se ao estilo retrô.

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe