Como fazer fotos Pin-Up: Parte II - Expressões Faciais

12:07:00

Dando continuidade a sequência de posts "Como fazer fotos Pin-Up", vamos falar agora sobre expressões faciais. Mais do que fazer belas fotos, bem produzidas com um ótimo figurino e um excelente fotógrafo é importante que a modelo seja expressiva nas fotos. Não adianta fazer mil poses diferentes e estar sempre com a mesma cara, tem que investir bastante na sua própria personalidade.


Para fazer fotos pin-up é importante ter expressão facial. Repare nas próprias ilustrações do Gil Elvgren, nas pinturas vemos sempre mulheres representadas em certas situações que podem ser de espanto, surpresa, alegria, sedução, charme, delicadeza, enfim, os mais variados rostos que devem condizer com o contexto. Não adianta você representar uma pin-up que machucou o dedo martelando o prego com uma cara de felicidade, você deve fingir que sentiu uma leve dor.

Para isso, como dito no post anterior é importante estar relaxada e entrar na brincadeira que se propôs a fazer, nada de sorriso falso, aja naturalmente.

Para começar, treine as expressões faciais em frente o espelho dizendo as vogais: A - E - I - O - U. Mas gesticule bem o rosto, para elas ficarem bem perceptíveis.

Olhar - o olhar também deve dizer algo podendo ser distante e intenso, romântico ou até mesmo triste.


Piscando - Fazer fotos piscando é uma das mais típicas fotos pin-up. Mas deve-se tomar cuidado para quando piscar não sair aquelas ruginhas que insistem em aparecer.


Enviando beijo - Enviar um beijinho também é uma das poses clássicas nas fotos pin-up. Mas veja qual a sua melhor forma de enviar o beijo, se mover muito o músculo labial às vezes não fica legal.


We can do it - A Rosie the Riveter é uma imagem ícone das pin-ups e reproduzida por muitas garotas que seguem esse estilo. Geralmente mostra-se um rosto sério, fechado e duro, assim como na imagem original demonstrando força e poder. Mas podemos ver nas fotos abaixo que fazendo outras feições a foto também funciona desde que seja espontânea.


Sentido - Fazendo uma referência ao estilo Pin-Up Sailor a mão na testa ou próxima  a ela em posição de sentido pode ser unida com um leve sorriso ou uma cara mais séria, isso vai depender de como estiver o andamento das suas fotos.


Mão na boca ou próxima a ela - "Ops!"A situação de flagrante é uma das características mais marcantes das fotos pin-ups. Geralmente essa é uma daquelas fotos "ser sexy, sem ser vulgar" em que a pin-up finge que foi pega de surpresa, mas no fundo, queria que algo aparecesse um pouquinho. Lembra da dica das vogais? Essa é a hora de usar as letras "o" ou "u" dependendo do grau de surpresa que você queira expressar.


Rosto lateral - Fique atenta aos seus ângulos, pessoas que têm as orelhas maiores e que não se sintam confortáveis com elas, podem fazer fotos mais de lado por exemplo e não totalmente de frente para a câmera.


Mais do que expressões, acabei falando também de alguns gestos que geralmente são feitos nesse tipo de fotografia, o que pode agregar ainda mais valor as fotos. Claro também que essas são algumas sugestões e que tudo vai depender da sua criatividade para fazer expressões divertidas, mas sempre dentro do contexto pin-up.

Espero que esse post também tenha ajudado vocês. O próximo post da série será sobre Acessórios: o que utilizar para incrementar na fotografia. Então, fiquem atentas ;-)

Então, o que achou das dicas? Qual sua expressão facial favorita na hora de fazer fotos pin-up?

Você também vai curtir

16 comentários

  1. Gostei das dicas! Para mim caprichar no olhar é o mais importante ^^

    Tenha uma ótima semana flor. Bjs! <3

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. To adorando as dicas Daise, linda a postagem. bjux

    ResponderExcluir
  3. Quando a modelo tá com os músculos da face tensa eu sempre falo algo pra ela dar uma risada, relaxa tudo!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Daise, como vão as coisas?
    Aqui tudo bem, o Brasil ficando num climão de feriado aos poucos por causa da copa, se bem que esse mês não teremos feriado.
    Moro no Paraná uma cidade do interior aqui está chegando o frio, estamos naquele friozinho tímido de Outono. Bom mas vamos ao comentário sobre seu post. Daise seu post antes de tudo é muito útil, muito bem elaborado, a gente percebe a sua paixão pelo assunto, por isso suas postagens são tão especiais. Eu adorei essa "ajuda" que você está dando as suas leitoras! Um super beijo da Cris do blog Mix da Cris Retrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, vou falir que estou aqui na Primavera, mas sinto o tempo como se fosse outono, porque nem a Primavera aqui é quente, rs.

      Fico sempre feliz com seus comentários, assim como você percebe a minha paixão pelo assunto, eu percebo a sua paixão e dedicação em ler um post e comentar e isso é sempre muito gratificante.

      De fato esse é um assunto que adoro. Ainda tenho muito para aprender, mas o pouquinho que vou descobrindo gosto de compartilhar com vocês. Talvez a graça seja essa, escrever por paixão e prazer, por ser algo que é meu, não recebo nada por isso, mas faço com gosto então não é algo que se tornar tédio e obrigação.

      Excluir
  5. Que série linda!
    Quanto tempo que não passava por aqui, bobeira minha ^^'
    Adorei a dica das vogais *O*

    beijos enormes moça ^^

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!
    Seu blog foi escolhido como um dos favorito da semana, venha conferir!

    http://mixdacristina.blogspot.com.br/

    ♥Beijokas da Cris, blog Mix da Cris Retrô!♥

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe