Como fazer fotos pin-up: Parte I - Poses

15:51:00

Com o crescimento das adeptas ao estilo pin-up muitas garotas têm vontade de fazer ensaios fotográficos com essa temática. Isso porque muitas das referências que nós temos são de fotos bem trabalhadas e produzidas, o que acaba chamando mais atenção.

Muitas garotas também apesar de terem essa vontade muitas vezes têm vergonha, acham que não levam jeito para fotos e que não conseguirão fazer fotos legais. Porém, qualquer pessoa pode fazer um ensaio pin-up, mas quando alguém já é assim naturalmente, no dia a dia, com estilo próprio, as fotos tornam-se mais originais.

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de postagens sobre "Como fazer fotos pin-ups". O post será divido em 3 partes: poses, expressões e acessórios. Esses são os elementos essenciais para fazer uma bela foto nesse estilo. Não irei entrar no mérito figurino, maquiagem e cabelo, pois acredito que esse é o que mais está implementando nas garotas que seguem esse estilo e também é um tema abordado com frequência aqui no blog. 


PRIMEIRA PARTE: POSES

O primeiro passo é sentir-se segura para fazer as fotos. Tente focar as partes do corpo que mais te prevalece, realçando os seus pontos fortes e que você mais se sente bem. Outro ponto é estar confortável com o fotógrafo. Se você estiver tensa, apenas relaxe. Para relaxar tome um copo de água, suco ou algo que te deixe mais a vontade e respire fundo.

Não se sinta intimidada pelo fotógrafo, seja este homem ou mulher. Pense que esse é um trabalho em equipe e o resultado vai depender dá química que terá entre ambos. Além disso, caso você não tenha experiência em ser fotografada o profissional irá te ajudar.

Poses em pé - Comece com a pose básica mãos na cintura, complemente com uma perna um pouco mais para frente e o corpo um tanto virado, não completamente de frente para a câmera.

Depois você também pode brincar com as mãos, deixá-las levantadas, um pouco mais perto da cabeça, nos cabelos, no queixo. Brinque também com o movimento das pernas, levantando um pouco a canela de uma e ficando apoiada na ponta dos dedos. A postura aqui é muito importante, fique sempre com a coluna reta demonstrando poder e confiança.



Poses sentadas - Quando ficar sentada fique atenta para não sentar de mal jeito, pois pode aparecer aquelas gordurinhas, então, tente sempre deixar a coluna ereta, assim a barriga fica esticadinha. Sentada, tente cruzar as pernas com o corpo mais inclinado para o lado.

Não deixe as costas muito próximas ao encosto, caso você esteja fotografando em uma cadeira ou sofá, sente sempre mais na ponta. Se você está cruzando as pernas e deixando a coxa mais amostra, tome cuidado caso você tenha celulites e não se sinta confortáveis com elas, pois essa posição sempre faz elas aparecerem um pouco mais.

Não deixe também os pés totalmente apoiados no chão, tente apoiar os pés mais nas pontas dos dedos. 



Poses deitadas- Talvez essa seja a posição mais difícil de se fazer, pois tem que manter um rosto bom e um corpo mais em forma, além de ter que ser fotografada de um ângulo bom. Nesse caso, mantenha o corpo reto e levante mais as pernas. Se você tem o corpo mais flexível, tenta arriscar um pouco mais na hora de levantar as pernas, podendo deixá-la completamente reta para cima.



Existem também algumas poses mais específicas como: barriga para baixo, de costas e sentada no chão.

Barriga para baixo - Com a barriga para baixo deixe os pés mais levantados e brinque trocando os movimentos, ou também pode deixar as pernas mais juntas. Nessa posição deixe as mãos mais próximas do rosto, mas tome cuidado se apoiar o rosto com muita força para não amassá-lo.



De costas - Não fique com as costas totalmente voltada para a câmera, escolha o lado que mais te favorece e vire o corpo levemente para ela. Deixe o bumbum mais empinado, também não esqueça das mãos na cintura, no cabelo, queixo, movimentos leves que deixam as fotos mais trabalhadas. Não levante muito o ombro, mas a cabeça pode ficar mais levantada demostrando imposição ou com o queixo mais para baixo demonstrando delicadeza.



No chão - Nunca fique na posição de cócoras, ela não combina com esse tipo de foto. Você pode sentar-se sobre os pés ou deixar o bumbum mais levantando e levar as mãos até a coxa. Pode também deixar uma perna dobrada e a outra mais esticada.



LEMBRE-SE: O mais importante de tudo é ficar atenta a POSTURA, ela deve sempre demonstrar confiança, nada de costas inclinadas para não sair corcunda. Outro detalhe importante é que o conceito pin-up é fazer fotos sensuais fugindo totalmente da vulgaridade, então fique atenta para não escapar da proposta.

Qualquer tipo de fotografia envolve autoestima, então se você quer se sentir bem, vale apena fazer algumas fotos, independente do tema.

Se você está ansiosa por fazer algumas fotos existem alguns grupos em São Paulo que sempre fazem saídas fotográficas de forma voluntária, como o grupo no Facebook Modelos Fotográficos - Voluntário. Mas se você quer ter um book mais completo e mais personalizado pode ver também os trabalhos da Marina Patalano que já falei aqui.

Se você quiser se inspirar ainda mais, veja também o post Tipos de Pin-Up.

E você como prefere fazer suas fotos? O que achou das dicas? Espero ter ajudado. Fique atenta no blog que os próximos posts: expressões e acessórios sairão em breve.

Você também vai curtir

27 comentários

  1. ADOREI o post, vou começar a aprender mais poses para quando for fotografar neste estilo. Muito bom Daise. Parabéns. =)

    ResponderExcluir
  2. Lindas, lindas, lindas. seu blog está cada vez melhor, daise, vc tbm é linda ^^]

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiiiiiiiiiii, vou seguir as dicas. bjuxx

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, muito bom! Tá aí uma duvida respondida perfeitamente para quem a tinha.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso post, super útil! Principalmente para as meninas iniciantes que nunca tiraram fotos estilo pin-up ou que não tem noção das poses!
    Parabéns Daise! Super beijo da Cris do blog Mix da Cris Retrô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris, espero ter ajudado muitas meninas mesmo. Beijos

      Excluir
  6. Ficou lindo o post,
    eu ainda não tenho nenhum ensaio
    pin-up,tenho muitos mais burlesca,
    mas tenho muita vontade e vou usar suas dicas
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fotos burlesca é muito chique hein hehe. Se você já tem prática com o burlesco, as fotos pin-us não serão difíceis.

      Excluir
  7. Muito legal...ainda não fiz trabalho neste estilo, por falta de modelo...mas em breve farei e postarei aqui.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou José, conheço muitas garotas que fotografam, se precisar de ajuda estamos aí.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Em casa começamos fotografar em poses pin-up, apenas por diversão, hoje virou hobby comprar as as roupas e fotografar. Só colocar no google: imagens e depois "Bettie Page" e já tem muita poses da rainha para praticar.

    ResponderExcluir
  10. Incrível, amei as dicas e teu blog ;)

    www.voudecintaliga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. ameeei as dicas. ja tenho algumas fotos no estilo mas agora surgiu inspiração pra outras!

    ResponderExcluir
  12. Olá daise. Estou preparando uma sessão pin up. E vim aqui ter...
    Gostei do que dizes.
    Ando coleccionando os objectos.
    Agora atrás duma garrafa de coca cola daquelas....
    Estou em Madrid e sou fotógrafo de moda...foi uma delas que fez a proposta depois coloco aqui o link... ainda vai demorar um mês...
    Abraço...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelas dicas.
    Agora me sinto mais preparada para fazer um ensaio.

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe