Filme: Nosferatu - Uma sinfonia de Horror

10:52:00

Para quem gosta de filmes antigos e principalmente do cinema de horror, a dica de hoje é o horripilante Nosferatu. O filme mudo alemão é uma produção clássica expressionista de 1922 e foi dirigido por F. W. Murnau. O roteiro é uma adaptação do romance Drácula do autor Bram Stoker.

A adaptação ocorreu porque o diretor não conseguiu os direitos autorais para a produção do filme, o que o levou a fazer uma produção independente, acarretando assim em violação de direitos autorais. Com isso, a justiça determinou que todas as cópias do filme fossem destruídas.

O roteiro, segue praticamente o texto original de Drácula, mudando apenas os nomes dos personagens e lugares, no qual o Drácula, na verdade se chama conde Graf Orlock, interpretado por Max Schreck e o personagem Jonathan, no filme é conhecido como Hutter, interpretado por Gustav von Wangenheim.

O ator que interpreta Graf Orlock, conseguiu transpor exatamente as características de um monstruoso vampiro: alto, magro, pálido e assustador, tornando-se a representação do mal  na figura de um vampiro.

Uma das coisas que mais me atrai no filme é a capacidade de produção que os artistas tinham em uma época com poucos recursos. Seja em cenário, sonoplastia, figurino e principalmente, expressão corporal, já que o filme é mudo. Além disso, a música é muito envolvente e um dos itens que mais tornam o filme aflitivo.

Veja algumas cenas famosas:

Nosferatu, interpretado por Max Schreck
Sombra de Nosferatu
Max Schreck e Gustav von Wangenheim, interpretando seus personagens
Nosferatu
Nosferatu foi a única produção cinematográfica de 1921 da Prana-Film
Max Schreck antes e depois da transformação para interpretar o personagem

Quer um pouco de horror? O filme pode ser assistido pelo Youtube:


Vocês gostam desse tipo de filme?

Você também vai curtir

7 comentários

  1. Simplesmente adoro os teus textos :) São-me muito familiares devido aos meus estudos em comunicação e artes. Também gosto muito desta obra pelas razões que referiste.

    ***

    The Marvelous World of Narcissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gosta dos meus textos. Eu sempre gostei de escrever e tenho gostado bastante de escrever no blog também. Eu me formei em Comunicação Social e sempre gostei de arte, pretendo fazer algo voltado para essa área futuramente.

      Excluir
    2. Só para dizer que estou a fazer um artigo cientifico para uma nova conferência académica e estou a aprofundar este filme. Este artigo foi uma boa ajuda :)

      Excluir
  2. i love this movie so much!
    but don't forget abour klaus kinski as nosferatu years later ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, I didn't know this other version with Klaus Kinski. I got interested, I will search.

      Excluir
  3. Adorei o seu blog, tem um astral ótimo, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais, adorei seu comentário Marlene :D Muito obrigada, ganhei o dia hoje!

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe