Estudo das décadas: Época Antique

21:18:00

Acredito que quem gosta da cultura vintage e retrô é muito importante ter conhecimento sobre a diferença das décadas e compreender qual a importância que cada época teve para as transformações da sociedade. Pensando assim, já tem um tempo que quero fazer um estudo sobre isso e a partir de hoje, vamos analisar cada década: 20's, 30's, 40's, 50's, 60's, 70's, 80's até 90's. E dentro de cada década, vamos analisar a moda, música, cabelo, maquiagem, atrizes, filmes, arte, literatura e os assuntos relevantes que marcaram  cada um desses momentos.

Mas antes de começar a falar sobre esse período, vamos fazer uma pequena introdução sobre a Época Antique, que seria aquela antes da década de 20. Em paralelo a esse pequeno estudo, ocorreram os posts normais sobre os assuntos que vemos aqui no blog.

A época antique, também pode ser conhecida como "La Belle Epoque" ou "Era Eduardiana", existente entre o período de 1900 a 1914, quando iniciou a Primeira Guerra Mundial. Aqui a moda ainda era muito elitizada, representanda apenas por pessoas de mais alto nível social. O destaque vai para a riqueza e roupas luxuosas e a moda era seguida a risca. Essa era uma época muito aristocrata e as mulheres precisam ter roupas e acessórios para todas as ocasiões. Foi a grande época da alta costura parisiense. O espartilho é a peça do vestuário feminino que mais representa essa época. Ele era muito adotado pelas mulheres, que acreditavam que ele possibilitava uma postura saudável.

Sociedade
Mulheres que representam a época
Maquiagem: A indústria da maquiagem ainda era pequena naquela época, mas começava a se tornar algo importante. Algumas mulheres beliscavam as bochechas e mordiam os lábios para torná-los mais rosados. Os perfumes tinham sempre um ar campestre.

Cabelo: Grandes cabelos era a beleza da época e quem não tinha uma boa cabeleira, passava a usar os cabelos falsos.

Mulheres destacando suas lindas cabeleiras
Arte: O Impressionismo e Art Noveau eram a bola da vez. A arte Noveau valorizava cores e curvas. Considerada inclusive uma arte decorativa. E o impressionismo revolucionou a pintura, destacando artistas como Monet e Renoir.

Nascer do Sol - Impressionismo de Monet
Le Moulin De La Galette - Impressionimos de Renoir
Cartaz inspirado na arte Nouveau
Essa foi uma época fervorosa na soeciedade, no qual o cancan e cabarés estavam em alta e faziam parte da cultura do divertimento. Foi nessa época também que começou a surgi também o cinema. E novas inovações também começaram a aparecer como a bicicleta, automóvel, avião e o telefone.

Um filme que representa bastante esse época é o conhecido Moulin Rouge, inspirado no famoso cabaré parisiense, conhecido pelo famoso moinho vermelho. O filme é um romance musical de 2001 dirigido por  Baz Luhrmann.

Cena Moulin Rouge
Cena Moulin Rouge
Antes de terminar, veja mais algumas imagens da época:

Mulheres atentas a tendência da moda
Estilo Antique

Modelos de vestidos da época
Claro que essa foi uma análise bem superficial, mas é apenas para percebemos como foi grande a mudança entre essa época e a que está por vir, os anos 20's.

Você também vai curtir

6 comentários

  1. Respostas
    1. Eu gosto bastante dos cartazes, esse ar de cabaré e cancan Nancy.

      Excluir
  2. Bom post. Dou todas estas coisas no mestrado, principalmente a arte e é uma coisa mesmo fascinante.

    ***

    The Marvelous World of Narcissa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Daise!

    Encontrei seu blog ontem e como você pode ver, estou revirando ele e lendo tudo o que dá - realmente muito ótemo! =) Estou adorando essa série sobre décadas, mas tenho uma dúvida: a palavra "antique" que você usa diz respeito à moda especificamente? Digo isso porque nunca escutei o termo no estudo de História (a gente se refere ao período como eduardiano, belle époque - como vc citou -, longo seculo XIX e por aí vai). Vi a palavra sendo usada pra descrever peças (de roupa, artigos de coleção de maquiagem e mais uma parafernalha física aí) de antes de 1920 no geral. Então o que tem mais de 10 anos e menos de 90 seria vintage, antes disso seria antique (o que até entendi como antiguidade). Enfim, só dúvida mesmo pelo termo. =)
    Parabéns pelo blog excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olivia, muito prazer, seja bem-vinda =)

      De fato, esse não é um termo muito usado por aqui. Meio que resumidamente, o Antique é algo relacionado a roupas feitas antes dos anos 20. O Vintage é algo a partir dos anos 20, até 20 anos antes do tempo que estamos (Coisas de até 1993, já podem ser consideradas vintage, por exemplo).

      Espero que eu tenha te ajudado :). Qualquer coisa, só falar. Bjin

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe