Fotografia: Imagens Coloridas da Segunda Guerra Mundial

12:55:00

A Segunda Guerra Mundial foi um fato marcante na história e mudou os rumos da humanidade, principalmente em questão de comportamento social. Mas ao tratar desse assunto, uma coisa muito interessante é que a maioria dos registros históricos dessa época eram divulgados em preto e branco, o que para nós hoje acaba se tornando um "material nostálgico".

Mas o que poucos sabem é que existem registros históricos que retratam aquele momento com fotos coloridadas. Isso aconteceu porque em 1942, o presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt emitiu uma ordem para criar um escritório que armazenasse informações sobre a guerra a Office of War Information (OWI), uma espécie de agência que ficou responsável por registrar fatos da guerra em fotos, áudio e vídeo.

Nesse período a OWI juntamente com a Farm Security Administration relizaram milhares de fotografias e algumas delas em cores. Alfred Palmer e Howard Hollem foram alguns dos fotógrafos responsáveis por captarem  imagens como a prepaparação militar, operações fabris e mulheres na força de trabalho com uma Kodachrome de médio formato. As fotos eram encenadas, mas os modelos e as situações eram reais.

Confira algumas imagens:

Alfred Palmer, Vega Airport Corp, Burbank, California, June 1942
Alfred Palmer, Ft. Knox, Kentucky, June 1942
Alfred Palmer, Chattanoga Engineering Co., Tennessee, June 1942
Alfred Palmer, Tank Driver, 1942
Alfred Palmer, Air Cleaning Army Truck, Fort Knox, Kentucky, June 1942
Alfred Parmer, Workers on the Liberator Bombers, at Consolidated Aircraft Corp., in Fort Worth, Texas, in October of 1942.
Para quem não viu, ano passado eu fiz um post sobre As Mulheres no Dia do Trabalhador e divulguei algumas imagens desse trabalho apenas das representantes femininas. Mas, para quem quer ver o material completo os arquivos estão disponíveis em ótima qualidade no blog de fotografia In Focus da revista The Atlantic e vocês podem conferir o material completo lá.

Qual a sensação de vocês ao verem imagens coloridas da 2ºGM?

Você também vai curtir

8 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe