Desenho: Betty Boop - Rainha dos desenhos 30's

14:35:00

Lembro que quando começou a ser disseminado termo pin-up, uma personagem que estava conquistando muitas mulheres e virou referência do estilo era a famosa bonequinha Betty Boop, uma "mulherzinha" fofa e sex que começou a ser estampada em bolsas, cadernos, carteiras, canecas, camisetas e os mais diversos produtos que pudessem seduzir a mulherada.


Mas essa bonequinha nada mais é que a rainha dos desenhos animados dos anos 30, um ícone da cultura pop, muito conhecida por ser uma sex simbol. Betty é uma produção dos irmãos Fleicher para a Paramount Pictures. Sua primeira aparição foi na série Talkartoon no desenho Dizzy Dishes, no qual a personagem era coadjuvante de Bimbo, um cachorro. No desenho, Betty faz uma pequena aparição como cantora. Nessa época, a personagem não era como conhecemos hoje, Betty era uma cadela que namorava Bimbo, principal personagem da história. 

Primeira aparicação da Betty Boop em Dizzy Dishes


A sensualidade da sua personagem fez com que ela passasse de coadjuvante para atriz principal. Então, começaram a surgir algumas mudancinhas: seu focinho sumiu, as orelhas deram lugar aos brincos e as pernas ficaram um pouco mais finas. E assim surgiu sem primeiro grande papel em Boop-Oop-A-Doop-Girl, no qual Betty aparece como uma domadora e também como equilibrista de um circo, além disso, nesse mesmo desenho, Betty também foi assediada. Foi a partir desse desenho que as portas foram abertas para a personagem permitindo que ela pudesse participar de mais de 100 animações.

Betty em Boop-Oop-A-Doop-Girl


A personagem era inspirada nas grandes divas da época, embaladas pelo jazz. O nome da boneca inclusive foi inspirado do refrão “boop-boop-a-doop" da canção "I Wanna Be Loved By You" da cantora Helen Kane.

Helen Kane cantando I Wanna Be Loved By You


Para a época, Betty era uma personagem polêmica: roupas curtas, pernas de fora, cinta liga, olhos bem maquiados e batom vermelho. Era independente, moderna e ousada. Eram as "flappers" traduzidas em desenho animado. 

Porém com o tempo, a personagem foi censurada, já que ela fugia as regras morais. Para a censura, os americanos não estavam preparados para esse tipo de comportamento, principalmente, porque nesse período, os produtos Disney eram composto por personagens totalmentes opostos  a Betty, eram garotas doces e ingênuas. Já Betty, usava muito decote e roupas curtas e era muito desejada. Desse modo, a personagem teve que ser um pouco modificada, usando vestidos mais longos, porém não menos sensual, já que seus contornos ficaram muito em evidência.


Em 1939 a personagem foi censurada de vez, não podia aparecer em nenhum lugar. Isso fez com que a personagem fosse esquecida por um tempo.

A boneca retomou em 1984 nas tirinhas do Gato Félix, mas nas telas sua volta foi em uma participação em Uma Cilada para Roger Rabbit em 1988 onde era uma vendedora de cigarros na boate onde Jéssica Rabit era a cantora.

No Youtube tem mais desenhos dela, inclusive dublados, veja Por Dentro das Novidades e Ritmo na Reserva.  E então, gostaram de saber um pouco mais sobre a vida da personagem Betty Boop?

Você também vai curtir

2 comentários

  1. Betty Boop é muito fofa e engraçadinha, adoro ela. Gosto muito de desenhos antigos, ainda mais os da década de 30 e 60. Conhecia a música I Wanna Be Loved By You pela Marilyn Monroe, não sabia que era da Helen. Esses dias tava assistindo um vídeo/desenho da Disney, direcionado para meninas: falando sobre a menarca. É bem engraçado porque eles tratam o assunto de uma forma bem sei lá...vintage. O link ta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=eLhld_PI2zg

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica Iza, já salvei o link para assistir mais tarde. Beijinhos

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe