Tipos de Pin-Up

15:08:00

Já falamos aqui sobre O que é Pin-Up e também a diferença entre Pin-Up Clássica e Pin-Up Moderna. Porém, dentro do conceito "pin-up moderna" existem muitas outras vertentes que definem outros tipos e estilos de pin-up onde as diferenças podem ser identificadas principalmente nas roupas. Cada uma têm suas características, com traços possíveis de identificar.

Veremos alguns tipos de pin-up abaixo:

Cheesecake - Sim, o nome é uma comparação entre as mulheres com a famosa sobremesa, fazendo uma alusão àquelas que são extremamente bonitas. Essa é a famosa pin-up provocativa e nada vulgar. São meigas, doces, delicadas, românticas e ingênuas. No guarda-roupa é possível encontrar roupas mais vivas, coloridas e divertidas. A maioria das obras do Gil Elvgren contemplam mais o lado cheesecake.


Burlesca - As pin-ups burlescas geralmente são artistas, atrizes ou dançarinas que utilizam sua sensualidade para realizarem um trabalho provocativo. As pin-ups burlescas não são tão inocentes quanto as cheesecakes, mas também não são strippers, jamais as compare com uma. No estilo, usam roupas mais sóbrias com uma pegada mais clássica, são adeptas a lingeries e corsets sensuais com rendas.


Classic Hollywood - Foi aqui que o termo pin-up passou a ser mais disseminado, já que o cinema americano passou a ser expandido para outros países, inspirando mulheres de diversos lugares e propagando a ideia da sensualidade. As pin-ups clássicas são muito charmosas e elegantes e apesar das atrizes hollywoodianas serem consideradas as pin-ups clássicas, atualmente, muitas garotas se inspiram  nelas para compor o visual.


Rockabilly - As garotas que se vestem nesse estilo, também têm preferência por esse ritmo musical. Topete ou franja, como a da Bettie Page, dão charme ao cabelo, que também podem ser enfeitados com bandanas ou flores. Saias e calças de cintura alta, muitas vezes com barra acima do joelho e cintos largos, compõe o visual rockabilly. Geralmente, as meninas que preferem seguir esse estilo têm tatuagens old school como âncoras, cerejas e andorinhas, por exemplo. Olho de gatinha e batom vermelho são essenciais.


Psychobilly - O psychobilly é parecido com o rockabilly, porém mais pesado e sobrecarregado. Na maquiagem o delineador é usado com o traço mais grosso e a sombra também é mais escura. Nos cabelos, também é possível encontrar topete, porém, bem maiores e geralmente possuem mechas coloridas, muitas vezes usadas na franja.


Tiki - As tikis são as garotas que preferem o visual mais havaiano, com aquela pegada praiana e tropical. É o conhecido estilo Honolulu ou hula-hula. Roupas coloridas, floridas e chamativas e flores no cabelo, são os traços marcantes desse estilo.


Dark -  O preto é a cor base do estilo, também usam muitos vestidos com corset, gostam de sapatos boneca ou coturnos. Elas misturam a delicadeza das clássicas com o fetichismo das góticas. A famosa bruxa do cinema Elvira é um exemplo de pin-up dark.


Plus Size - Quem acha que o estilo pin-up é coisa de menina magra está enganado. As garotas plus size mostram que é possível sim ser elegante e feminina sendo mais cheinha. Usam roupas que valorizam as curvas e capricham na maquiagem e no cabelo.


Black Pin-Up - O mesmo acontece com as garotas negras. Quem acha que para ser considerada pin-up é preciso ter a pele clara muito se engana. A característica diferencial da Black Pin-Up já está no seu próprio tom de pele que é  valorizado pelo estilo vintage ou retrô.


Western - Já deu para perceber que esse é um estilo amplo e que quebra muitos esteriótipos. As Westerns mostram que não é preciso ser urbana para ter um estilo pin-up. Quem gosta da vida no campo, pode optar por botas, cintos, chapéus, couro, xadrez. Lembra as cowgirls com aquele lado mais faroeste e country.


Navy ou Sailor - Sim, essas são as nossas queridas pin-ups náuticas ou marinheiras que também fazem sucesso. Para aderir a esse estilo, basta usar roupas que lembram os uniformes e as cores da marinha, como azul e branco e investir também em detalhes vermelhos. Além de complementar com elementos desse universo como âncoras, timãos, listras e estrelas.


Orientais - Pois é, esse é um estilo sem preconceitos. Agora considerando uma questão geográfica, quem disse que as meninas de olhos puxados não podem aderir ao estilo?


Zombie - Sabemos que ninguém vai sair vestida de zumbi por aí, mas o estilo inspira muitas ilustrações e é uma ótima referência para quem quer fazer ensaios fotográficos ou sair do clichê de festas à fantasia.

Zombie Pin-Up

Pin-Up Army or Aviator - Assim com o estilo navy lembra o visual de marinheiros, a aviator inspira-se na aeronáutica e exército. Esse é um estilo mais difícil de compor no dia a dia, mas roupas que lembram  o visual mais militar como coturnos e roupas mais esverdeadas fazem parte desse estilo.


Já deu para perceber que esse é um universo bem amplo, além dos tipos de pin-ups já citados acima, as mesmas inspiraram a criação de novas, entre elas: as baseadas em mitologia, ficção científica e até mesmo personagens disney. Muitas ilustrações surgem diariamente e também podem ser inspiradas nas clássicas Betty Boop e Jessica Rabbit.

Se você conhecer mais algum tipo de pin-up, comente nesse post.

Você também vai curtir

61 comentários

  1. Amei o post, pois adoro pin-ups! Nem fazia ideia de que existem tantos tipos de pin-ups assim! :D


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bella, além dessas, ainda existem outros estilos. É um universo bem amplo.

      Excluir
  2. Também amei o post! Eu era super ignorante sobre esse assunto, eu notava a diferença visualmente, é claro, mas agora sei que cada estilo tem um nome diferente! Gostei mesmo do post, vou até recomendá-lo no FB ;)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcela, pior que nem coloquei todos, ainda tem outros estilos também, vou tentar atualizar esse post com as novas descobertas.

      Beijos

      Excluir
  3. Que post mais interessante.
    Adorei as pin-up burlesca e classic Hollywood.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Não sabia que as pin-ups mais românticas recebiam o nome de cheesecake... nome bem engraçado aliás
    Beijos
    Maria
    http://whaticantsee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né Maria? Mas se não me engano, foi inclusive um dos primeiros nomes na definição.

      Excluir
  5. Adorei o post! Dá para perceber bem as diferenças estéticas que existem dentro do mesmo estilo, excelente!

    ***

    The Marvelous World of Narcissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda existem outros Narcissa, vou tentar manter esse post atualizado.

      Excluir
  6. Muito legal o post! Com certeza indicarei para as clientes conhecerem um pouco mais das nuances do estilo e se decidirem por um! ; )
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito legal Ju. Vindo de você fico muito agradecida. Brigadão!

      Excluir
  7. Muito bom seu posto, amei tanta informação gosto do estilo e todos são maravilhosos.Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sueli, com certeza esse é um post bem informativo, mas podemos acrescentar e melhorar mais ainda :)

      Excluir
  8. Já li esse post várias vezes e sempre adoro. O meu estilo é um mix de cheesecake com rockabilly, mas sempre que surge uma ocasião especial, puxo a Classic Hollywood que existe em mim! Rsrs
    No dia-a-dia, sou mais rockabilly. Mas o estilo que tem mais a ver comigo é o cheesecake. Também curto Navy e Tiki.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, feliz que você lê e adoro esse post :)

      Eu também sou assim, depende do meu humor. Geralmente, sou mais adepta ao estilo rockabilly também, mas adoro a fofura do cheesecake e tenho lado mais rock'n'roll então também tenho uma pegada dark.

      O estilo clássico fica para quando tem festas mais formais, adoro ir em um casamento parecendo uma estrela de Hollywood hehe

      Excluir
  9. Oi Daise! Te conheci na cidade de Francisco Morato, em festa de amigos. Encontrei seu blog por acaso! Tirei muitas dúvidas sobre pin-up. Parabéns e sucesso a você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal! Fico feliz que tenha gostado e espero que o blog possa ajudá-la sempre :)

      Excluir
  10. Muito bacana, amo de paixão o estilo e me inspiro muito nele! ^^ Só senti falta da clássica " Pin Up Army" ai... :D Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fernanda, bem lembrando! Muito obrigada por comentar. Volte sempre!

      Excluir
  11. Que publicação perfeita! Blog com conteúdo é outro esquema né?! ♥

    universoasfixia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, achei que sempre fui Pin Up, porem descobri agr haha, acho o estilo Rockabilly o mais lindo...Sou mais que apaixonada pela Bettie Page, nao tem Pin Up que chega aos pés dela... Adorei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Victoria, fico feliz que você tenha descoberto seu estilo :)

      Excluir
  13. Gostei muito do poste já faz um tempo que estou aderindo o estilo pin up rockabilly e dark
    Mas estou estudando mais sobre o assunto e queria saber se VC teria algum site pra me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, sites existem muitos. Precisaria saber mais especificamente o que você gostaria de saber, para indicar algum ;-)

      Excluir
  14. Eu sou uma mistura de Cheesecake e Rockabilly, já meu marido é completamente um Rocker, aqui onde moramos poucas pessoas assumem o estilo para o dia a dia, então quando saimos sempre atraímos olhares, temos carro antigo e uma casa retrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindos Eduarda. Curiosa para saber como é sua casa retrô. Compartilha com a gente ;-)

      Excluir
  15. adorei! só achei mas e a tradicional? ou a Cheesecake pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Vim comentar de novo pra dizer que esse é meu post favorito! <3
    Eu tenho muita vontade de desenvolver uns ensaios pin ups!
    Beijos Daiss!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste. E está esperando o que para fazer o ensaio? Vai lá e arrasa ;-)

      Excluir
  17. Que lindo,foi uma verdadeira aula de história ,uma inspiração ,quem sabe um dia eu consiga aderir a esse estilo ou pelo menos um elemento faça parte do meu verstuário...

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Estou colhendo informações para meu tcc, e teu blog tem me ajudado bastante :D

      Excluir
    2. Que demais! Obrigada por dar esse feedback, vou torcer para arrasar no TCC :)

      Excluir
  19. Boa Tarde. Estudo Fotografia e gostaria de fazer um ensaio fotográfico com Pin-Ups, de preferencia Cheesecake, Psycobilly e ou Dark com bastante tatuagens. Faço o ensaio na base da permuta, não tenho como pagar cache. Os custos de estúdio e/ou externa são por minha conta e assim que acabar o ensaio passo todas as fotos feitas para a modelo. As fotos serão usadas apenas como portfolio. Se alguém tiver interesse, por favor mande uma msg para ensaios@sbfotografia.com.br. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Eu amo o estilo rockabilly, acho lindissimo, morro de vontade de usar, mas nao curto o estilo musical, como lidar? rs #sesentindoposer.

    ResponderExcluir
  21. Nem imaginava que tinham tantas. Gostei de você ter colocado Black Pin-up.
    Zombie kkkk.

    Beijos

    Blog Okay - http://goo.gl/543XMQ

    ResponderExcluir
  22. Daise eu estudo moda e na moda nos vimos um estilo mais retrô onde alguma pin up incorporam também que é o Provençal, não é tão encontrado e comum como esses sitados acima, mas algumas das pin up usam tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, essa matéria é mais antiguinha, com o tempo, têm surgido novos termos mesmo. Preciso atualizar esse artigo.

      Excluir
  23. Amei lindos looks ,estilos chiques inspirador ..super legal plus siza a minha cara...

    ResponderExcluir
  24. Amei o plus size .Parabéns .
    Muito lindo tudo isso.

    ResponderExcluir
  25. Amei lindo todos oss looks uma verdadeira aula falando sobre toda história.amei mais ainda pois precisamos quebrar esse estigma que garotas negras não podem ser pinups.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cybelle, fico feliz que se identificou. Realmente é um estilo bem democrático, nós só precisamos encontrar o que mais combina com a gente :)

      Excluir
  26. Muito massa mostrar um pouco do estilo e referências das pin-ups, inclusive pintei a mão uma camiseta inspirada nelas: https://www.elo7.com.br/camiseta-old-school-pintura-a-mao/dp/943255

    ResponderExcluir
  27. Amei saber que posso aderir ao estilo pin up!!!Pois pensei que só quem tem pele clara poderia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um estilo super democrático Adriana. Fica ótimo em todos os tipos de mulheres :)

      Excluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe