Pin-Ups Clássicas x Pin-Ups Modernas

00:34:00

Já falamos aqui sobre a origem do termo pin-up e como surgiu esse conceito como estilo de vida nesse post. Mas dentro desse universo, podemos distinguir aquelas que seriam as Pin-Ups Clássicas das Pin-Ups Modernas. Mas qual a diferença?


Pin-Ups Clássicas - podemos considerar as mulheres mais antigas que começaram a identificar e representar o estilo logo que o termo pin-up passou a ser propagado. Além disso, as mulheres pin-ups eram consideradas ícones, geralmente eram atrizes, cantoras ou modelos que ganharam notoriedade na época em que viviam e que servem de referência e inspiração para as pin-ups de hoje, como a Rita Hayworth, a Ava Gardner e a Sophie Loren, por exemplo. Pode-se dizer que as pin-ups clássicas têm um estilo mais romântico, meigo e delicado, usam maquiagens mais leves e cores mais suaves. Preferem roupas que deixam as mulheres mais sofisticadas e elegantes, como luvas, saias rodadas ou lápis e vestido tubinho.




Pin-Ups Modernas - já as pin-ups modernas, não são um ícone como as referências de antigamente, mas um estilo de vida que foi adotado por garotas que buscaram outras referências para serem mais femininas tendo seu próprio jeito de ser. Podemos dizer que as pin-ups modernas se inspiram nas pin-ups clássicas, mas obviamente, devido ao momento que vivemos, tanto econômico, quanto social, não podemos manter o glamour de antigamente no dia a dia, então, adaptou-se o termo para aquilo que seria as pin-ups modernas, surgindo assim uma nova "tribo". Essas admiram o romantismo das pin-ups clássicas, mas são garotas inteligentes, independentes, batalhadoras e que sabem o que querem. Não são apenas um rosto com maquiagem, às vezes isso é o que menos importa, mas são mulheres de atitude. Nas roupas, é possível encontrar bandanas, flores, calças de cintura alta, cintos largos, estampas de oncinha e também topetes e  tatuagens, muitas vezes no estilo old school.



O estilo pin-up moderna é bem democrático e além das características tradicionais que conhecemos, ele se destrincha em outros diversos tipos de pin-ups.

Mas, hoje em dia também existem pin-ups modernas com o estilo clássico, como a Dita Von Teese, por exemplo. Ela é uma mulher contemporânea, mas com um estilo totalmente mais voltado para os anos 40 e 50. Nesse caso, há a junção do refinado clássico com traços modernos.




Confesso que acho o estilo Pin-Up Clássico muito lindo, porém, muito glamouroso, não se encaixa muito na rotina diária, ainda mais aqui que o clima é mais quente. Mas, acho ótimo para festas de casamento, noivado ou qualquer outro evento mais formal. No meu dia a dia prefiro aderir ao pin-up moderna, acho mais prático, e mesclo com detalhes que vão depender do meu humor.

E vocês, são mais adeptas ao estilo clássico ou moderno?

Você também vai curtir

11 comentários

  1. I'm not a pin-up model myself (nor a model of any type), but whether past or present, I really do enjoy seeing ladies who are and gathering style ideas from them (especially when it comes to hairdos!).

    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito da moda Pin-up, gostaria de entrar nesse estilo, mas é muito difícil encontrar roupas assim no Brasil, única loja que eu conheço e que é virtual é a Modcloth. Mas confesso que poucas roupas nesse site me agradam. Gosto mais do estilo pin-up moderno, sensual, da Ana Perduv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juubs, eu fiz um post uma vez com um guia de várias lojas do Brasil que vendem produtos retrôs. Você pode ver aqui, talvez ajude você a encontrar os modelos que você deseja http://menteflutuante-up.blogspot.ie/2013/04/guia-de-compras-de-produtos-vintage-e.html

      Excluir
  3. Pessoal boa tarde. Estou trabalhando em um projeto fotográfico e gostaria de saber se lojas de vestuário e acessório possuem interesse em fazer parceria para divulgação de sua marca/loja. Meu email é ericmorimoto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric, dá uma olhada nesse post. Tem dicas de algumas lojas, talvez seja melhor você entrar em contato direto com elas http://menteflutuante-up.blogspot.com.br/2013/04/guia-de-compras-de-produtos-vintage-e.html Beijos

      Excluir
  4. Amei este post e a forma em que o clássico e o moderno foram abordados!
    Sou completamente apaixonada pelo estilo clássico, porém meu estilo é moderno, além de ser tatuada é perfeito para aderir ao meu dia a dia.

    Beijos
    www.cerejachantilly.com.br

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe