O que é Pin-Up?

01:10:00

As férias acabaram e vocês devem ter percebido que estive de férias literalmente, já que fiquei alguns dias sem aparecer por aqui. E para começar o ano, o primeiro post irá explicar um tema muito presente aqui no blog: Pin-Up


Não é de agora que esse assunto me atrai e inclusive foi um dos principais motivos para eu iniciar o blog há um ano atrás. Percebi inclusive, que 2012 foi o ano que o termo pin-up esteve mais em voga em relação aos anos anteriores. Acredito que, com a mídia abordando o assunto com maior frequência, o termo passou a ser mais disseminado e mais conhecido pela população em geral, que mesmo sem entender profundamente do assunto, sente-se atraída por essa estética.

Mas qual a origem das pin-ups? Apesar de muitos blogs já terem abordado esse tema e ter falado sua origem, também gostaria de abrir um espacinho aqui.

O termo surgiu entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, fazendo parte assim do que conhecemos como cultura pop. Essas imagens seriam nada mais que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e principalmente calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up de pendurar em inglês.

Ilustração by Gil Elvgren | Skirts Ahoy!, 1976.
É importante destacar que essas mulheres posavam em uma época moralista em que mostrar as pernas ou ser fotografada nua era uma ofensa para a sociedade, ou seja, a liberação feminina já estava dando seus primeiros passos para a explosão do feminismo dos anos 60.

Entre as celebridades que ganharam destaque como pin-up nesse período, temos: Greta Garbo, Betty Grable, Rita Hayworth, Sophia Loren, entre outras. E os artistas que seguiram esse gênero, podemos destacar Gil Elvgren e Alberto Vargas, que já falamos aqui.

Betty Grable em uma das suas fotografias mais icônica
Apesar do nome ter sido documentado nos anos 40 é possível identificar mulheres consideradas pin-ups a partir do final do século XIX e começo do século XX. Principalmente com a estética da Art-Nouveau , que utilizava traços orgânicos e valorizava o feminino, utilizada principalmente em cartazes para divulgação de espetáculos.

Cartaz divulgando o espetáculo Moulin Rouge
As pin-ups abordavam o conceito de mulheres que misturavam o sensual com o inocente sem ser vulgar, sendo apenas convidativas. Porém, nos anos 70 a indústria do sexo passou a ganhar força e a estética pin-up começou a perdeu seu valor para o nu explícito, que chamou mais atenção da mídia e consequentemente da população. Mas, como sabemos que uma geração sempre vem para quebrar a outra e vice-versa, de um tempos para cá a busca por essa estética tem aumentado e se tornado tendência, inspirando moças, consideras hoje como pin-ups modernas (assunto para um próximo post) e inclusive o mercado, que tem investido muito no segmento vintage e retrô.

Pin-Up Felicia Baak
Muitas pessoas que curtem a estética pin-up, acreditam que o termo está sendo banalizado e usado de qualquer maneira, principalmente pela mídia, que mostra o assunto de maneira bem superficial, dando dicas em forma de manual de como ser uma pin-up usando batom vermelho, delineador, saia de cintura alta ou vestidos de bolinha, definindo um esteriótipo. Mas, nós sabemos que isso é apenas um começo e que não é tudo e quem gosta de fato do estilo vai querer se aprofundar e buscará entender cada vez mais o assunto.

E você, o que acha do termo pin-up atualmente? Acredita que ele está sendo banalizado?

Você também vai curtir

25 comentários

  1. Acredito que esteja um pouco mais popular, não banalizado. Até porque não podemos comparar as pin-ups de antigamente com as atuais. São épocas muito distintas.
    Adoro seus posts, sempre muito bem elaborados :D

    Beijos!
    http://pinupinsana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, pois apesar de eu ler muitos blogs sobre pin-ups, acho que nunca li em nenhum deles uma definição para o termo. Eu acho as imagens de pin-ups lindas, e acho que, por isso, o estilo pin-up está cada vez mais "na moda". Não acho que é uma banalização do termo essa explosão que vem ocorrido ultimamente, acho que as pessoas simplesmente lembraram desse estilo lindo. Não acho que seja um problema delineador, estampa poá serem o estereótipo de pin-ups, até porque realmente faz sentido, imagina se cismassem que spikes eram de pin-up? Aí ia ser controverso, né? hehe

    Estou doida pra ler o post sobre pin-ups modernas! beijos

    Glamour Vintage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, obrigada pelos seus comentários, sempre acho eles muito construtivos. E pode deixar que vou preparar o post sim =)

      Excluir
  3. é um estilo que admiro muito, a mulher fica sexy com as roupas certinhas, tipo na cintura ao mesmo tempo justas.
    Hoje em dia muitas mulheres confundem ser sexy em ser vulgar, e pin ups sabem muito bem como se vestir bem,ser descolada com varias tattoos e ainda ser sexy.

    Ah,quero te convidar para participar do sorteio do blog, confere lá:
    http://umanoitemparis.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-com-uma-noite-em-paris-brecho.html

    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você falou Nicole. Vou conferir lá no seu blog ;-)

      Excluir
    2. Na verdade as pin ups originais não tinham tattoos

      Excluir
  4. Gostei do seu post. Acho que atualmente as pin-ups estão sendo mais populares, devido aos seus outfits. Eles não mostram mais a sensualidade e inocência dos anos 40. Concordo com você, muitas vezes é culpa da mídia. Você já assistiu o filme The Notorious Bettie Page? É muito bom e fala sobre a vida da Bettie e o conceito e a polêmica que as pin ups causavam naquela época.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, já ouvi falar desse filme, mas ainda não assisti, mas achei o filme completo aqui no Youtube e já marquie para assistir mais tarde. Valeu pela indicação.

      E olha só, foi no canal do nosso amigo Edu Rocker.

      Beijos

      Excluir
  5. P.S: Gostei demais do maiô retrô, viu?

    ResponderExcluir
  6. Pinup História - A 1ª Pin-Up Mundial ♥

    http://4everstyle.forumbrasil.net/t472-pinup-historia-a-1-pin-up-mundial

    ResponderExcluir
  7. O pin up é um dos meus estilos favoritos, como você mesma disse a mídia esta adequando o estilo para o que ela quer vender, é sempre assim quando eles "tentam" abordar um estilo alternativo, acaba virando uma merda. Nada haver com o que é originalmente.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Yasmim, agora é esperar para ver até quando a moda vai durar e quem vai continuar seguindo o estilo. Beijos

      Excluir
  8. Menina descobri seu blog agora, adoreeeei!! Parabéns =D
    Eu fiz uma pesquisa sobre a origem das pin ups tempos atrás, se te interessar ler, segue o link:
    http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2011/12/pin-ups.html
    e
    http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2011/12/pin-ups-e-as-subculturas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Vou ver. Já tenho um tempo que acompanho o seu blog =)

      Excluir
  9. Eu não sei como usar o pintorest, é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  10. Amei!!!! Eu sou apaixonada por esse estilo! Visite meu blog! Ele é novo mas aos poucos vai pegando forma rsrs

    http://coracaopinup.blogspot.com.br/

    beijosss

    ResponderExcluir
  11. Você vive 36 anos, e nunca se encaixa em estilo algum, e derrepente boom,sou facinada pelo estilo, as pin ups são simplesmente perfeitas, em estilo, em sexualidade e claro sem ser vulgar.
    Busco sempre saber sobre as pin ups, e seu post foi perfeito.
    Sonho: poder acordar e dormir com trages pin ups 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse com certeza é um estilo bem democrático e se encaixa perfeitamente no corpo de todas os tipos de mulheres.

      Excluir
  12. Post maravilhoso! Sempre admirei este estilo e as coisas relacionadas ao Vintage e Retro, e gostaria de aproveitar e te perguntar se no caso poderia utilizar este seu post para um projeto acadêmico de uma revista da faculdade? Pois adoraria falar sobre elas na revista! Parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe