Música: A voz inconfundível de Nina Simone

18:35:00

Em dezembro falamos da Lady Day Billie Holiday aqui, agora gostaria de apresentar mais uma das vozes  do jazz que me emociona ao ouvir, falo da cantora Nina Simone.

Apesar de gostar muito de rock e das suas vertentes, principalmente pelo peso e atitude, também admiro músicas como jazz blues. As considero mais emocionais, que mexem com a gente, tanto pelas letras, como pela emoção transmitida pelos intérpretes, que geralmente sempre são bem vivazes. É como se houvesse uma verdade e um sentimento real naquilo que se está cantando.

Mas voltando a Nina Simone, ela foi uma grande cantora do século XX. Com uma voz forte e penetrante, Nina encantava todos que a ouviam. Ela não só representou o jazz como também conseguiu marcar presença em outros estilos como o soul, gospel, folk e blues.


A cantora na verdade se chamava Eunice Kathleen Waymon, o nome como a conhecemos só foi adotado quando ela tinha 20 anos para cantar nos cabarés escondidas de seus pais que eram pastores. Nina sempre quis ser uma concertista, mas ela acreditava que nunca conseguiu um espaço na música devido sua cor.

Além de cantar, Nina também era compositora, ativista e grande pianista. Seu dom para a música veio desde os três anos de idade, quando ela começou a aprender a tocar piano. Quando maior, conseguiu uma bolsa para continuar os estudos com música, mas a falta de dinheiro não permitiu que ela continuasse.

Mas, no final dos anos 50, a cantora lança seu primeiro álbum e já nos anos 60 o seu ativismo começava a aparecer em suas canções com letras que abordavam os direitos civis, tornando-se assim uma figura importante na política americana.

Nina faleu em 2003 com 70 anos em sua casa na França.


Ouça algumas de suas músicas mais conhecidas: Feeling Good e Ain't Got No...I've Got Life.





Atualmente estão produzindo um filme "Nina" que conta a vida da cantora e tem previsão de lançamento ainda esse ano. O filme é dirigido por Cynthia Mort e tem a atriz do filme Avatar Zoe Saldana  interpretando Nina.

Zoe Saldana como Nina Simone em gravação
Porém, há uma polêmica de que Aaron Overfield gerente de conteúdo do site oficial da cantora tem descordado com os caminhos que a gravação do filme tem levado. Segundo ele, Nina foi uma mulher explorada e marginalizada, além de importante ativista pelo direito dos negros nos anos 60. Logo o filme deveria retratar a luta contra o racismo, mas parece que o longa está levando outros rumos, com um tom mais romantizado, o gerente diz que o filme está muito hollywoodiano e que a atriz não é negra o suficiente para interpretar a cantora.

As palavras de Aaron podem ser lidas na integra aqui.

Polêmicas a parte, agora é esperar para o lançamento do filme e tirarmos nossas próprias conclusões.

Você também vai curtir

0 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe