Filme: The Notorious Bettie Page

23:21:00

Semana passada falamos aqui sobre a origem das pin-ups e em um dos comentários a Iza do blog Vintage Iz nos indicou o filme The Notorious Bettie Page. Já tinha ouvido falar, mas não tive oportunidade de assistir, quando fui realizar uma pesquisa no Youtube encontrei o filme completo no canal do Edu Rocker do 4ever Style.


Já falamos da Bettie Page aqui, mas através do filme, podemos ter uma noção maior de como foi sua transição do anonimato para o estrelato, ganhando inclusive o posto de Rainha das Pin-Ups.

O filme é bem sútil já que aborda a vida de Bettie de uma maneira bem leve. Mas, considero que o foco maior não foi exatamente narrar a vida dela, mas mostrar como sua imagem influenciou na indústria fetichista. O assunto não era tão abordado na época e era considerado inclusive uma heresia, já que os mais conservadores acreditavam que tais imagens pudessem influenciar crianças e adolescentes a perversão. Essas imagens eram consideradas práticas ilegais, levando até produtoras para a justiça.

Gretchen Mol interpretando Bettie Page
Bettie participou de tudo isso, mas segundo mostra o filme de maneira ingênua. Em The Notorious Bettie Page, ela era uma garota estudiosa e dedicada e o mais interessante é que o filme não aborda os momentos que foi abusada sexualmente pelo padrasto e por uma trupe de garotos como forma de ganhar dinheiro com essas cenas, mas deixa de maneira subentendida.

Além disso, parte da sua infância e adolescência são mostradas em flash e o filme tem uma transição em preto e branco com cenas coloridas, mostrando os momentos mais felizes da modelo.

No filme é possível identificar que Bettie fotografava com muita liberdade, sem pudor e sentindo-se muito bem no que fazia. Apesar do mercado ver maldade nas images, ela se divertida, não achava que estava fazendo algo ruim que denegrisse sua imagem ou que levasse outras pessoas ao "pecado". Ela era sempre expontânea e fotografava muito bem.

Gretchen Mol interpretando Bettie Page
O filme é de 2006 e foi dirigido por Mary Harron, além de ter a atriz Gretchen Mol interpretando Bettie Page. Para mim, a interpretação da Gretchen foi muito boa. Ache até que ela ficou mais bonita morena e com franja do que loira como ela é pessoalmente. Acredito que ela soube muito bem mostrar quem era Bettie Page, apesar de considerar que o filme poderia ter tido uma desenvoltura melhor em relação a sua biografia, mas filme é filme, né? Não da para retratar uma vida de 85 anos em 1:30.
Gretchen Mol x Gretchen Mol de Bettie Page x Bettie Page
Quem quiser assistir, o filme custa R$ 54,90 na Americanas, mas também pode ver a versão online  legendada e em ótima qualidade no canal do Edu Rocker.



E você ja assistiu o filme, qual a sua opinião? Se não, tem vontade de assistir?

Você também vai curtir

2 comentários

  1. Obrigada por me mencionar, querida. Gostei bastante do seu post. Muito bom. Ótimo. Beijão <3

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe