Ilustração: As Pin-Ups do artista Alberto Vargas

18:20:00

Ao buscar por ilustradores de pin-ups, acredito que os nomes mais conhecidos são Gil Elvgren que já falamos aqui e também Alberto Vargas.

Apesar de ter feito carreira nos E.U.A., Alberto Vargas nasceu em 1896 no Peru e seu pai, o fotógrafo Max Vargas, foi um grande influenciador no seu gosto pela arte. Quando jovem, Alberto foi estudar arte na Europa e logo se mudou para os Estados Unidos, fugindo da guerra, onde passou a viver.

Alberto trabalhou para diversas revistas, mas ganhou maior destaque quando iniciou seu trabalho na Revista Esquire durante a 2º GM. Nesse mesmo período muitas das suas ilustrações passaram a ilustrar os aviões americanos. Porém, depois de um tempo a revista começou a utilizar o nome do artista indevidamente, surgindo assim problemas financeiros para o ilustrador, que só foram solucionados quando suas pinturas começaram a ser utilizadas pela Revista Playboy.

Um detalhe que pode-se notar em suas obras é que os rostos das garotas de suas ilustrações era o reflexo de Anna Mae Clift, a dançarina em que se apaixonou e se casou nos anos 30. O amor era tanto que em 1974 após a morte de sua esposa, Vargas deixou de pintar e passou a se dedicar a uma autobiografia.

Vargas faleceu em 1982 com 86 anos de derrame, deixando sua obra espalhada pelo mundo e principalmente no Museu de Arte Spencer, da Universidade de Kansas. 

Veja algumas de suas obras abaixo:







Apesar de considerar as pin-ups de Gil Elvgren mais ousadas, vejo as garotas do Vargas mais simples e puritanas, com um olhar mais ingênuo, meigo e doce. Elas são elegantes, sutis, leves e delicadas. Além disso, uma característica forte do artista é que suas obras sempre têm o fundo branco e ele sempre deu muita forma ao corpo das "moçoilas" deixando-os curvilíneo, além dos traços no rosto mais finos e suavizados.

Você também vai curtir

2 comentários

  1. Alberto Vargas foi um baita ilustrador. Amo as pin ups dele. Amei seu post.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe