Mulheres no Dia do Trabalhador

16:43:00

Atualmente, o dia 1º de maio é celebrado o Dia do Trabalhador, mas tudo começou com manifestos dos trabalhadores nos Estados Unidos, reividicando por uma jornada de 8 horas de trabalho.

No Brasil, aqueles que lutavam por condições melhores de trabalho, eram considerados anarquistas e mais tarde passaram a ser chamados de comunistas. Mas, na Era Vargas, o conceito passou a ser dissolvido e os trabalhadores que lutavam por seus direitos receberam a denominação "trabalhistas".

O que antes era feito por protestos e críticas a estruturas empresariais, hoje o Dia do Trabalhador tornou-se praticamente uma festa popular, promovida principalmente pelos Sindicalistas.


Mas, no meio de tudo isso, sabemos que a presença da mulher no mercado de trabalho está em constante evolução e ela tem se tornando cada vez mais uma peça chave no setor empresarial.

O "boom" da mulher no mercado de trabalho, teve início na Segunda Guerra Mundial. Como seus maridos tinham que se dedicar a guerra, as mulheres tiveram que tomar partido para sustentarem suas famílias, foi aí que passaram a trabalhar principalmente no setor fabril.

Foi nesse época, que surgiu o conceito da Rosie The Riveter, onde é possível saber mais aqui.

Quando os E.U.A. começou a fazer parte da 2º GM, foi criado o Gabinete de Guerra e Informação, onde eram registrados todos os esforços de guerra do governo, inclusive a presença das mulheres na força de trabalho.

Muitas desses registros foram fotografias a cores em Kodachrome (marga registrada e comercializada pela Kodak a partir de 1935. É considerado um dos melhores filmes para fotografia devido a qualidade de reprodução de cor mas já não é mais produzida pela marca). Esses registros foram fotografados principalmente por Alfred Palmer e Howard Hollem no ano de 1942.

Vejam algumas fotos dessas mulheres:

Nessa imagem, a garota está dando os toques finais em um bombardeiro.
Trabalhando na base aérea naval do Texas, a mulher conhecida como Virgínia Davis, está sendo treinada para substituir o marido que foi chamado para o serviço armado.
Lorena Craig trabalhava em uma loja de departamentos, com a guerra passou a servir a base aérea naval.
Esta mulher está montando uma das parte do motor de uma bomba.
Nessa imagem, vemos esta mulher trabalhando como torneira mecânica em uma peça de avião.
Algumas mulheres perderam seus maridos na guerra e muitas delas entraram na luta por uma vingança pessoal. Como Virgínia Young, à direita, que tornou-se supervisor na Assembléia e Departamento de Reparação da Base Aérea Naval. Seu trabalho é encontrar alojamentos confortáveis ​​e convenientes para as trabalhadoras de fora do estado.
Com o auxílio de um homem, está mulher faz parte da equipe operacional.
Essas mulheres estão instalando dispositivos elétricos na cauda de um bombardeiro.
Esta mulher está sendo treinada para ser mecânica de motores.
Acho que ver imagens coloridas dessa época nos permite ter uma visão mais real de como era de fato as mulheres antigamente.

Você também vai curtir

2 comentários

  1. que maximo cara. Estou amando seu blog. Realmente você fez jus ao dizer, que não é só mais um blog de pin-up. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Samy, fico contente que tenha gostado. Espero poder postar coisas interessantes sempre =)

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe