Ilustração: A arte de Benício e suas divas brasileiras

11:18:00


Conhecido como o ilustrador das divas brasileiras, Benício marcou toda uma geração com os seus desenhos, geralmente mulheres com traços curvilíneos e sedutores, tendo como influenciador o americano Norman Rockwell.

Sua arte esteve presente na publicidade, atuando nas principais agências do Brasil e trabalhando para grandes marcas como Banco do Brasil e Coca-Cola. Seu trabalho ainda continua: recentemente, desenvolveu suas ilustrações para a Brastemp e para a Picadilly, ambas realizadas em 2007.


Mas seu grande destaque foi a contribuição para a divulgação do cinema nacional, desenvolvendo mais de 300 cartazes, inclusive de pornochanchadas, exaltando a volúpia feminina de grandes atrizes da época, entre elas: Sônia Braga, Leila Diniz, Renata Sorah e o pôster mais clássico A Super Fêmea com Vera Fischer, transformando-a em uma sex-simbol brasileira. O curioso é que nesse trabalho não houve contato com a atriz, o desenho foi realizado através de uma conversa com o diretor do filme. 

Entre os filmes que ilustrou encontram-se Dona Flor e Seus Dois Maridos, Beijo no Asfalto e mais de 30 cartazes para a série Os Trapalhões.

Trabalhando sempre com esse lado erótico, o artista precisava se policiar muito. Ele desafiava os padrões morais da época e vivia em plena ditadura militar, onde predominada a censura no país, principalmente em relação à nudez.

É importante destacar que a técnica do artista. Em tempos que não havia photoshop, o guache era o seu melhor amigo e era preciso um trabalho minucioso para um bom projeto gráfico.

E assim, com mais de 50 anos de carreira Benício continua ativo em suas ilustrações e seduzindo através de seus traços.

Texto postado originalmente no blog Artilharia Cultural por @menteflutuante.

Você também vai curtir

0 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe